BRT-ABC libera ao tráfego o primeiro trecho em obras na Lauro Gomes
Trânsito passará a ter mão dupla entre Avenida Aldino Pinotti e Travessa José Setti
- Data: 22/02/2023 09:02
- Alterado: 31/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: BRT-ABC
Trânsito passará a ter mão dupla entre Avenida Aldino Pinotti e Travessa José Setti
Crédito:Divulgação/BRT-ABC
Os engenheiros do BRT-ABC liberaram ao tráfego, no final da tarde desta terça-feira (21/2), duas faixas do primeiro trecho de 200m da Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo, agora com mão dupla, entre a Avenida Aldino Pinotti e Travessa José Setti.
A interdição parcial tinha começado no dia anterior, para início das obras de construção da pista de concreto do BRT-ABC nas duas faixas remanescentes da Lauro Gomes. O trecho liberado tem nova sinalização indicativa de mão dupla e balizadores.
CRONOGRAMA
No final de março, o mesmo procedimento será realizado no trecho de 350m entre a Travessa José Setti e Rua Luís Ferreira da Silva.
Em abril, as obras começam no trecho de 400m entre a Rua Luiz Ferreira e o acesso do estacionamento Carrefour.
Em maio, mais 400m, do Carrefour até a Termomecânica.
E em junho, outros 400m, da Termomecânica até a Avenida Winston Churchill.
Em todos eles, haverá interdição de duas faixas para a construção da pista do BRT-ABC e adaptação das outras duas faixas para trânsito em mão dupla.
A Fase 1 das obras do BRT-ABC compreende um total de 1.750m da Avenida Lauro Gomes, entre o centro de São Bernardo do Campo (Paço Municipal) e Rudge Ramos, perto da divisa com São Caetano do Sul.
As obras são para a construção do pavimento em concreto armado da pista onde circularão os ônibus elétricos do BRT-ABC.
Incluem: remoção do asfalto, drenagem do solo, reforço do muro de contenção do Ribeirão dos Meninos e preparo da sub-base do pavimento.
BRT-ABC
Demanda inicial de 173 mil passageiros/dia, com possibilidade de aumento conforme a necessidade;
Operação com 82 ônibus elétricos, com wi-fi e ar condicionado, fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras;
Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis;
Trajeto em via segregada, com 20 estações/pontos de parada fechados, embarque em nível e ampla acessibilidade;
Bilhetagem realizada nas estações/pontos de parada, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso;
Custo total estimado em R$ 858 milhões – sete vezes menos do que o previsto para o monotrilho da Linha 18-Bronze (projeto substituído pelo BRT- ABC);
Ampla economia aos cofres públicos com desapropriações;
Serviço disponível à população em curto prazo – cerca de dois anos de obras;
Previsão de início de operação: segundo semestre de 2024;
Trajeto de 17,3 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
Três opções de parada: Linha Paradora (20 estações), Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã);
Tempos do percurso completo, do Terminal São Bernardo ao Terminal Sacomã: 52 min (Linha Paradora), 43 min (Semiexpressa) e 40 min (Expressa).