Semana de Mobilização contra a Dengue supera 9 mil imóveis visitados em São Bernardo
Equipes do Centro de Controle de Zoonoses, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), integraram os mutirões por todos os territórios da cidade
- Data: 06/03/2023 16:03
- Alterado: 06/03/2023 16:03
- Autor: Janaina Pereira
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:Divulgação/PMSBC
Impulsionada pelo período sazonal de aumento da incidência de larvas e do mosquito Aedes, a Prefeitura de São Bernardo realizou as primeiras incursões ostensivas de 2023, bairro a bairro, para conscientização e cuidados para eliminar criadouros e infestações do vetor da dengue, zika e chikungunya. A força-tarefa ocorreu entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, contando com colaboradores da secretaria da Saúde (Centro de Controle de Zoonoses e Atenção Básica), além de outras secretarias correlacionadas.
Desta vez, a Semana de Mobilização chegou ao volume de 9.283 imóveis visitados, sendo 6.139 efetivamente vistoriados, ou seja, locais que os profissionais entraram, observaram se havia criadouros ou potencial de formação. Os locais que apresentavam condições favoráveis ao mosquito foram eliminados. Além disso, foi feita a colheita de larvas para análise. Foram 36 imóveis com larvas, chegando a 45 criadouros encontrados. Além disso, as equipes confirmaram 57 larvas do Aedes aegypti e uma do Aedes albopctus, também vetor de arboviroses.
Para o secretário de Saúde do município, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, é fundamental esse trabalho ampliado das equipes. “Graças a este empenho, nos mutirões e ao longo do ano, temos mantido índices baixos de casos da dengue, raros para chikungunya e nenhum de zika nos últimos anos. Aproveitamos para agradecer todos moradores e empresas que abriram as portas à essa ação de prevenção. Afinal, essas doenças podem ser letais”, destaca.
Em caso de denúncias sobre criadouros ou infestação de mosquitos e outros vetores às Zoonoses, basta entrar em contato com o CCZ, pelo Disk-Dengue: 0800 19 55 65 ou (11) 4365-3349 / 4694 ou 4367-3306.
Confira algumas dicas sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti:
Coloque areia nos vasos de plantas
Guarde pneus em locais cobertos
Tampe bem a caixa-d´água
Deixe garrafas viradas para baixo
Limpe as calhas
Tampe lixeiras e amarre os sacos de lixo