São Bernardo disponibiliza vacina bivalente para público a partir de 18 anos
Novo grupo contemplado poderá ser imunizado a partir desta quarta-feira (26/4) em qualquer uma das 33 UBSs do município
- Data: 25/04/2023 17:04
- Alterado: 25/04/2023 17:04
- Autor: Vivian Rossi
- Fonte: PMSBC
Vacina bivalente contra a Covid-19 para público a partir de 18 anos
Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo amplia, a partir desta quarta-feira (26/4), a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em todas as pessoas com 18 anos ou mais. A medida vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, como esquema primário ou como dose de reforço, há pelo menos quatro meses desde a última dose. O novo imunizante, elaborado para oferecer uma proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes, é ofertado em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com o prefeito Orlando Morando, a oferta para novos grupos tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal no município. “Queremos manter nossa população livre desta doença e de manifestações mais graves, por isso é tão importante que as pessoas procurem uma UBS para se imunizar”, reforçou.
DOSES DE REFORÇO – A vacina bivalente também pode ser aplicada em quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, conforme explica o secretário adjunto de Saúde, Dr. Edson Nakazone. “De 5 a 17 anos, as doses de reforço aplicadas são das vacinas monovalentes, também disponíveis nas nossas UBSs”, completou.
Para receber a vacina contra a Covid-19 basta procurar uma das UBSs.
As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, sendo que 19 delas atuam com horário estendido, das 7h às 22h. São elas: Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão. Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 17h.
VACINA CONTRA A INFLUENZA – Desde o último dia 10, as UBSs também oferecem a vacina contra a Influenza para todos os grupos prioritários, que compreendem idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, população indígena, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa. As doses estão sendo administradas por livre demanda e podem ser aplicadas no mesmo dia da imunização contra a Covid-19.