Governador de SP realiza vistoria no Parque da Cidadania, em São Bernardo
Com a presença do governador de SP, Tarcísio de Freitas, do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e outras autoridades políticas participaram da solenidade
- Data: 19/05/2023 15:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
A cidade de São Bernardo do Campo terá mais um avanço na área social, de esportes e lazer do município. Nesta sexta-feira (19/05) o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do prefeito Orlando Morando, a deputada federal Carla Morando, vereadores atuantes no município e demais autoridades participaram da vistoria nas obras na Parque da Cidadania, localizada no bairro Planalto.
A Parque da Cidadania de São Bernardo será construída em área de 40.211 metros quadrados, onde hoje está instalado o campo do Brasília Esporte Clube, na região do Planalto. O equipamento público atenderá população de até 80 mil pessoas dos bairros do entorno, como é o caso do Jardim Calux e Jardim Beatriz.
O projeto Praça da Cidadania, idealizado pelo Fundo Social e instituído pelo Governo de São Paulo, é voltado para as áreas mais vulneráveis das cidades e inclui melhorias urbanas diversas.
O objetivo é que o local selecionado abrigue espaços destinados ao esporte, lazer e à convivência comunitária, com oferta de políticas de assistência social e cursos de qualificação social em parceria com o Centro Paula Souza.
Em entrevista coletiva durante a solenidade, Tarcísio de Freitas reforçou a capacidade que a Praça da Cidadania irá oferecer na geração de emprego, uma vez que a partir dos cursos de qualificação social existe a projeção do aumento no número de postos de trabalho. “Será uma área de capacitação, será um instrumento emancipatório. Poderão ter acesso aos cursos ministrados pelo Fundo Social”, destacou o governador.
O governador reforçou a importância de erguer equipamento de ampla estrutura que vai combinar esporte, convivência e fomento à geração de emprego na cidade. “Tem skate, hoje esporte olímpico, futebol, que desperta talentos, piscina aquecida e, principalmente, as salas para treinamento profissional, local que o Fundo Social de Solidariedade do Estado irá ministrar os cursos de capacitação. Esse trabalho é fundamental, o que abre portas para novas oportunidades.”
O investimento do Governo do Estado será da ordem de cerca de R$ 20 milhões – a Prefeitura cedeu o terreno e colaborou com o projeto. O equipamento irá concentrar campo de futebol oficial com gramado sintético, quadra de futebol society, playground, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, pista de skate, pista de caminhada e duas piscinas, além de unidade da escola de qualificação profissional.
O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, reforçou o importante do trabalho de inclusão no esporte por parte do município. “Esse é um empreendimento de alta capacidade de inclusão. Serão 20 milhões de reais que o estado irá aportar e o município irá participar com o terreno”, explicou o chefe do executivo bernadense.
Morando relembrou que durante muitos anos os investimentos na área de esporte e lazer do município era escasso e celebrou o fato de São Bernardo contemplar arenas esportivas modernizadas. “Esse trabalho de inclusão nós estamos fazendo há sete anos. Hoje eu tenho orgulho de oferecer ao jovem campo com grama sintética, além das quadras de basquete, pista de skate”, enfatizou o prefeito de São Bernardo.
A obra está prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2024.