Fim de semana em São Bernardo tem exposição na Pinacoteca e shows na Chácara Silvestre

Mostra Zonas de Sombra propõe debate sobre a complexidade das urgências climáticas e ecossociais; programação no parque inclui apresentações de samba e xaxado

  • Data: 26/05/2023 10:05
  • Alterado: 26/05/2023 10:05
  • Autor: Carla de Gragnani
  • Fonte: Secom - PMSBC
Fim de semana em São Bernardo tem exposição na Pinacoteca e shows na Chácara Silvestre

Chácara Silvestre

Crédito:Marcel Uyeta

Você está em:

A Pinacoteca Municipal de São Bernardo (Rua Kara, 105, Jardim do Mar) recebe a partir deste sábado (27/5), das 15h às 18h, a exposição Zonas de Sombra, que reúne o trabalho de nove artistas para o debate sobre a natureza e sua preservação, propondo diagnósticos de futuro, a queima das memórias e assuntos que permeiam o campo da geologia. O projeto foi contemplado pelo ProAc Expresso Direto de 2021 e tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 

“O pensamento ocidental, ao longo de sua história, estabeleceu um antagonismo entre os elementos da natureza e os da cultura. Diante de uma postura de dominação em relação à paisagem, o homem ocidental impôs sua forma – moderna e reta – de modo a superar os movimentos caóticos e imprevisíveis do universo”, destacou Allan Yzumizawa, um dos curadores da exposição. 

A mostra acontece até o dia 11 de agosto, às terças-feiras, das 9h às 20h, e de quartas às sextas, das 9h às 17h. O espaço abre no último sábado de cada mês. A entrada é gratuita e há acessibilidade para pessoas com deficiência visual, por meio de audiodescrição das obras. O projeto se estenderá para o ambiente virtual através do seminário online previsto para ocorrer durante a mostra e terá sua memória preservada na confecção e distribuição gratuita do catálogo. 

A Pinacoteca de São Bernardo é o maior espaço de exposição permanente de arte contemporânea da região do Grande ABC, com quatro espaços expositivos, um jardim de esculturas, auditório, uma biblioteca de arte, salas multiuso e laboratório de fotografia. Seu acervo dispõe de mais de 1.500 obras de 575 artistas nacionais e internacionais, entre eles Aldemir Martins, Andrey Rossi, Daniel Melim, Dumas, Júlio Plaza, Maria Bonomi, Paulo Nenflidio, Peticov, Sacilotto, Sarro, Volpi, entre outros. 

PROGRAMAÇÃO NA CHÁCARA – Para quem quiser curtir o domingo (28/5) com a família, uma opção é a agenda cultural no Parque Chácara Silvestre (Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis), das 9h às 15h. O espaço vai receber aulão de yoga, às 9h, sessão de zumba, às 10h, e shows de Niva Partido Alto, às 13h30, e Xaxado Novo, às 15h. O casarão da Chácara, antiga residência de veraneio da família Simonsen, também contará com visitas monitoradas, também das 9h às 15h. Além disso, haverá barracas de economia criativa, com opções de artesanato e alimentação. 

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – A Chácara Silvestre foi residência de veraneio de Wallace Simonsen, um dos líderes do movimento de emancipação de São Bernardo e o primeiro prefeito da cidade, entre 1945 e 1947. Em 1987, o casarão foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo (Compahc-SBC).

Compartilhar:

  • Data: 26/05/2023 10:05
  • Alterado:26/05/2023 10:05
  • Autor: Carla de Gragnani
  • Fonte: Secom - PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados