Em São Bernardo, Operação Patrulha de Natal reforça segurança em centros comerciais
Lançada pelo prefeito Orlando Morando nesta sexta-feira (10/12), iniciativa garantirá aumento do efetivo da GCM e das polícias Civil e Militar durante período das compras natalinas
- Data: 10/12/2021 19:12
- Alterado: 10/12/2021 19:12
- Autor: Daniel Macário
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:Ricardo Cassin / PMSBC
Os principais centros comerciais de São Bernardo passam a contar a partir desta sexta-feira (10/12) com reforço na segurança e no patrulhamento realizado pelas forças policiais. Até o fim de dezembro, diariamente, das 6h às 22h, a Guarda Civil Municipal (GCM) e as polícias civil e militar terão aumento do efetivo para ampliação das rondas pelas principais vias comerciais da cidade neste período de compras natalinas. As ações integram a Operação Patrulha de Natal, lançada nesta tarde pelo prefeito Orlando Morando.
A operação irá contemplar os principais centros comerciais de São Bernardo: Rua Marechal Deodoro, Largo do Rudge Ramos e imediações, Avenida Taboão, Avenida João Firmino e Avenida Dom Pedro de Alcântara. O entorno dos shoppings centers instalados na cidade também serão contemplados com a ação que, neste ano, contará ainda com a participação de agentes de trânsito, fiscais de posturas da secretaria de Serviços Urbanos e apoio da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo).
“Durante este período de compras natalinas, a Rua Marechal Deodoro que é o principal corredor comercial da cidade chega a receber 60 mil pessoas por dia. Um volume considerável que exige reforço na segurança. É justamente isso que a Operação Patrulha de Natal nos permitirá fazer. Até o dia 31 de dezembro, iremos ampliar o efetivo das forças de segurança para termos mais agentes nessas áreas”, destacou o prefeito Orlando Morando.
Para garantir a segurança de lojistas e consumidores, o chefe do Executivo autorizou neste mês o pagamento de horas extras a agentes da Guarda Civil Municipal para que o efetivo da corporação seja reforçado durante este período. O investimento será de R$ 40 mil. O número de policiais militares nas ruas também será ampliado com a presença de agentes da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar), além do efetivo do 6º Batalhão, base móvel e da cavalaria.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, a união entre as forças policiais neste período será outro fator fundamental para coibir a criminalidade. “A integração entre a GCM e as polícias civil e militar será um diferencial para que tenhamos mais efetividade nas ruas”.