São Bernardo anuncia obras de recuperação do Teatro Elis Regina
Será feita uma reforma geral nas dependências do espaço, interditado em 2017 devido ao seu estado precário de conservação e segurança
- Data: 28/06/2019 10:06
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC
Com o intuito de recuperar mais um espaço público que estava interditado devido ao seu estado precário de conservação e segurança, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou as obras para recuperação do Teatro Elis Regina, no bairro Assunção, na noite desta quinta-feira (27/06). O ato também contou com os secretários Adalberto Guazzelli (Cultura e Juventude) e Luciano Eber (Obras e Planejamento Estratégico), demais secretários, vereadores da base aliada, lideranças e moradores.
Inaugurado na década de 1980 e referência cultural na região, o espaço foi interditado pelo chefe do Executivo em janeiro de 2017 devido ao seu uso intenso e com ausência de serviços de manutenção nos últimos 20 anos. Além do teatro, o espaço conta com uma biblioteca e uma brinquedoteca, além de ser vizinha de uma unidade do Atende Bem.
“Foi uma decisão muito difícil. Quando vistoriamos o local na época, foi evidenciando falhas nos planos básicos de segurança como a deterioração da saída de emergência, bem como goteiras, deslocamento do forro do teto, má conservação das poltronas, camarins e banheiros. A interdição foi preventiva, já que a qualquer momento poderia ocorrer uma tragédia no local”, explicou o prefeito Orlando Morando.
Durante sua fala, o chefe do Executivo lembrou da peregrinação em busca de recursos federais para a reforma. “Fui à Brasília três vezes solicitar verba da União para recuperar este espaço. Houve a sinalização de que seríamos contemplados, mas, infelizmente isso não ocorreu. Graças ao forte contingenciamento financeiro e eliminando o desperdício, conseguimos dar andamento às importantes obras da cidade e agora poderemos fazer a esperada reforma no Teatro Elis Regina”, completou.
Com área de 874,27m², o Teatro irá ganhar mais 81,20m² de ampliação com as obras, bem como receberá as seguintes intervenções: reforma geral em todos espaços com troca de revestimentos, forros e paredes, inclusive acústicos; troca de todas as instalações elétricas e hidráulicas; novo sistema de ar condicionado; novas cadeiras; acessibilidade nas áreas interna e externa; reforma da cobertura; adequação dos acessos externos; bem como a construção de novos camarins. O investimento será de R$ 1,6 milhão, com recursos da Prefeitura, e com previsão de entrega para fevereiro de 2020.
“O Teatro Elis Regina é um patrimônio de nossa cidade e, especialmente dos moradores do bairro Assunção. Mais do que recuperar os espaços públicos, a gestão do prefeito Orlando Morando tem democratizado o seu uso para todas as pessoas. Esta reforma foi muito esperada e está sendo muito celebrada”, afirmou o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli.