Projeto de São Bernardo dá vida a grafites em espaços públicos
Por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, ação foi feita por alunos de oficinas em escadaria no Centro da cidade
- Data: 29/05/2019 14:05
- Alterado: 29/05/2019 14:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Muros coloridos por grafites estão presentes no caminho de moradores de São Bernardo desde sempre. No entanto, um novo olhar vem sendo dado a esta forma irreverente e colorida de expressão em espaços públicos da cidade. Em iniciativa inédita promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, foi iniciada a transformação de escadarias do município em verdadeiras obras de arte, dando vida a paredes e degraus antes cinzas.
Promovida por alunos da oficina de grafite da Divisão de Ações Ligadas à Juventude (Dajuv), a ação teve início no último sábado (25/05). A escadaria que dá acesso a Avenida Senador Vergueiro, no trecho ao lado do Viaduto José de Fernando Medina Braga, no Centro da cidade, foi a primeira a receber a intervenção.
Na oportunidade, 12 jovens artistas emprestaram sua criatividade para tornar mais colorida a rotina de quem passa pelo local.
O espaço ganhou a pintura de um painel de flores. Além do grafite, os 44 degraus da escadaria – divididos em quatro lances – ganharam novas cores.
“A ideia foi apresentada e a Administração incentiva ações criativas e bem executadas. Ficou muito bom e todos estão parabéns”, comentou o prefeito Orlando Morando.
IDEALIZAÇÃO – “A proposta do projeto é dar vida a essas áreas. O morador que passar ali com certeza terá essa sensação de zeladoria e cuidado com os espaços públicos. E o grafite nos permite essa conservação”, destacou o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli.
REPERCUSSÃO – Moradores que passaram pelo local após a intervenção aprovaram o novo visual da escadaria. “Achei maravilho e bem colorido. O espaço ficou mais leve”, disse a técnica de enfermagem Andrielle Alves, 26 anos, moradora do bairro Alves Dias.
Para o copeiro Samuel de Moraes, 28, que mora na Vila São Pedro, a intervenção trouxe ainda aspecto de segurança para o local. “Dá uma nova visão para o ambiente. A escadaria está mais conservada. Além disso, é uma oportunidade dos jovens mostrarem sua arte”, pontua.
Após boa aceitação de moradores com a medida, a Prefeitura planeja a partir dos próximos meses expandir a intervenção para demais escadarias e próprios públicos da cidade. “Além de dar mais vida para a cidade, o projeto serve ainda como uma aula prática para os alunos do curso de grafite”, pondera Guazzelli.
OFICINAS CULTURAIS – Para democratizar o acesso à cultura e a capacitação artística nas mais diversas áreas, a Prefeitura de São Bernardo deu início neste mês a mais uma etapa das oficinas culturais oferecidas por meio da Secretaria de Cultura e Juventude.
Na Dajuv (Avenida Redenção, 271 – Centro), cinco cursos receberam nesta semana novos alunos para as oficinas de Circo Aéreo, Lira e Trapézio, Ballet Infantil, Crochê Cultural e Cenografia.
Para participar das próximas turmas, é necessário apresentar RG e preencher a ficha de inscrição no local. Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.