Escolas de São Bernardo participam de programa do Sicredi
Professores passaram por curso de reciclagem e se preparam para desenvolver com os alunos os novos projetos para o ano
- Data: 30/01/2020 16:01
- Alterado: 30/01/2020 16:01
- Autor: Redação
- Fonte: Sicredi
Escola Galileu
Crédito:divulgação
Em preparação para o início das aulas, professores do Colégio Viva Vida e da Escola Galileu, ambos de São Bernardo do Campo (SP), passaram por um curso de reciclagem do programa A União Faz a Vida, promovido pela Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP. Cerca de 30 educadores participaram de um dia intenso de atividades para discutir ações do programa que incentiva os valores de cooperativismo com os alunos.
As duas escolas, que já fazem parte do programa, receberam a coordenadora pedagógica do Sicredi, Norma Frost, para esclarecer dúvidas, apresentar resultados e as metas para 2020. A proposta é que, juntos com os alunos, os professores definam temas que se transformem em projetos práticos, tendo como pano de fundo o cooperativismo.
Norma explica que as atividades são interdisciplinares e contam com a participação da comunidade e das famílias. “As crianças amam porque cada dia tem uma novidade, não existe rotina. Os alunos estão aprendendo de uma forma diferente e o professor torna suas aulas mais dinâmicas. É uma maneira de aprender com base na prática”.
A diretora da Escola Galileu, Michelle Perazzolo, conta que no último ano alguns dos temas escolhidos pelas próprias crianças foram reciclagem, alimentação saudável e deveres e direitos. Os alunos participaram de uma série de atividades, como visita à Câmara Municipal e plantação de horta na escola. “A avaliação foi positiva e queremos dar continuidade”, diz Michelle. “A escola tem uma proposta semelhante com o cooperativismo. Vivenciar isso no cotidiano acaba sendo mais fácil para passar aos alunos”, completa a diretora da Galileu, escola que tem cerca de 80 alunos de quatro meses até seis anos de idade.
O projeto A União Faz a Vida existe desde 1995 com o foco na educação cooperativa. No estado de São Paulo, já são 145 escolas participantes, envolvendo mais de 20.600 mil alunos e 1.500 educadores. Na região do ABC, a Sicredi Vale do Piquiri deve expandir o programa para mais escolas neste ano.