Etapa de São Bernardo define finalistas do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”

A seleção ocorreu nesta sexta-feira (18/10), no Estúdio e Pavilhão Vera Cruz, e contou com a participação de oito estabelecimentos de São Bernardo, Santo André, Osasco, Mairiporã e Capital

  • Data: 19/10/2019 12:10
  • Alterado: 19/10/2019 12:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria de Imprensa São Bernardo do Campo
Etapa de São Bernardo define finalistas do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”

Etapa de São Bernardo define finalistas do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”

Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC

Você está em:

Bolinho de carne do japonês, do Bar do Bolinho, de São Bernardo, e fogazza de vegetais com queijo, da Comedoria Dona Ana, da Capital, na categoria prato; e raviolli de cordeiro com hortelã, da Famiglia Barberini (Santo André), e caponata de coração de bananeira, do Vida Natural (Mairiporã), na categoria produto, participarão de seleção final a ser realizada de 24 a 27 de outubro no Memorial da América Latina

Bolinho de carne do japonês, do Bar do Bolinho, de São Bernardo,  e fogazza de vegetais com queijo, da Comedoria Dona Ana, da Capital,  (categoria prato) e raviolli de cordeiro com hortelã, da Famiglia Barberini (Santo André), e caponata de coração de bananeira, do Vida Natural (Mairiporã), (categoria produto) são as iguarias que representarão a Região Metropolitana de São Paulo na etapa final a ser realizada de 24 a 27 de outubro no Memorial da América Latina.

A seleção ocorreu nesta sexta-feira (18/10), no Estúdio e Pavilhão Vera Cruz, e contou com a participação de oito estabelecimentos de São Bernardo, Santo André, Osasco, Mairiporã e Capital. Esta etapa foi prestigiada por cerca de mil pessoas e ainda teve a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão, e da deputada estadual e primeira-dama de São Bernardo, Carla Morando.

Ricardo Hidaka, sócio e herdeiro da tradicional receita do Bolinho de carne do japonês, criada em 1968, ficou emocionado com o resultado. “Trata-se de um prato muito apreciado pelos moradores de São Bernardo. Fico muito feliz por representar não só a minha cidade, mas toda a região do ABC nesta etapa final”, disse.

As demais iguarias participantes foram: parmegiana invertida, do Amí Bistrô (São Bernardo), paella caipira, do Cozinha Show (Osasco), na “categoria prato”; e A.chef. Cozinheira (Capital), com cuscuz vegetariano, e Mais Sabor Temperos e Especiarias (Capital), com o prato mais sabor, na “categoria produto”.

A comissão julgadora foi formada por Ricardo Castilho (Revista Prazeres da Mesa), Frederico Mascarenhas (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), Chef Marcos Livi, Hemerson Fernandes (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) e Christiane Grecco (Secretaria de Cultura).

O prefeito Orlando Morando destacou a importância do evento. “Estamos muito felizes de São Bernardo ter sido anfitrião deste importante evento. Mais do que incentivar o empreendedorismo e a economia, também mostramos a riqueza de nosso patrimônio imaterial representada por receitas e produtos regionais”, disse.

MASTERCLASS

O chef Marcos Livi, padrinho da etapa da macrorregião de São Bernardo, comandou uma masterclass que teve um público muito especial: 60 merendeiras da rede municipal de ensino. Na ocasião, ele apresentou técnicas de cocção na grelha, sua especialidade.

O chef ficou especialmente feliz com a presença destas profissionais. “Um evento como este é inclusivo. A gastronomia é assim, tem de abranger o maior número de pessoas. E contar com as merendeiras nesta masterclass foi muito especial. Como aluno de escola pública, sei que elas preparam mais que refeições. Levam muito amor, cuidado a todos os alunos”, disse.

Para Vera Lúcia da Silva, 46 anos, merendeira da EMEB Gofredo Teixeira Silva Telles, do Baeta Neves, a aula foi muito proveitosa. “Foi muito interessante aprender novas técnicas. Grelha é sinônimo de churrasco e é bom saber que dá para fazer legumes e até ovos”, afirmou. O evento ainda teve programação cultural com os DJs Turn X e Mitsuname, que agitaram o evento com suas pick-ups, e show com a cantora Duda Ribeiro.

FINAL NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Os quatro selecionados em São Bernardo participarão de uma etapa final, a ser realizada de 24 a 27 de outubro, no Memorial da América Latina. Essas iguarias se juntarão aos outros pratos e produtos vencedores das demais macrorregiões, que serão expostos e vendidos a preços populares pré-determinadas em acordo com a Organização. Neste mesmo evento será lançado um mapa com as Rotas Gastronômicas.

SP GASTRONOMIA

O Festival Gastronômico “Feito em São Paulo” está inserido no SP Gastronomia, lançado pelo governador João Doria em agosto. O programa já é considerado o maior do Brasil, com mais de 200 atividades nas 15 macrorregiões do Estado de São Paulo, com alto impacto na geração de renda e no estímulo ao turismo e totalmente realizado com recursos da iniciativa privada.

Além de São Bernardo, as cidades-anfitriãs participantes inseridas nas outras 14 macrorregiões são: São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Campinas, Taubaté, Santos e Registro, com etapa final em São Paulo.

Compartilhar:
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC Etapa de São Bernardo define finalistas do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados