ACISBEC apoia 1ª Semana de Empreendedorismo em São Bernardo

Abertura do evento à noite foi feita por Paulo Cereda, gerente do Sebrae regional ABC, segunda-feira (20) na faculdade de Direito

  • Data: 21/05/2019 12:05
  • Alterado: 21/05/2019 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: ACISBEC
ACISBEC apoia 1ª Semana de Empreendedorismo em São Bernardo

Crédito:divulgação

Você está em:

O gerente do Escritório Regional do Sebrae Grande ABC, Paulo Cereda, fez a abertura a noite da 1ª Semana de Empreendedorismo, Inovação e Turismo Industrial, segunda-feira (20), na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. A palestra destacou o tema: Transformação Digital – Impacto nos Empreendimentos e Empregos do Futuro. A programação, de 20 a 24/5 (segunda a sexta-feira) teve início pela manhã com série de palestras e oficinas ao longo do dia na Sala do Empreendedor, no andar térreo do Paço Municipal. O evento destaca ainda o turismo industrial com visitas monitoradas às empresas de São Bernardo.

O evento conta com o apoio da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) que divulga a atividade para associados e empreendedores da cidade. A 1ª Semana de Empreendedorismo é dirigida a estudantes e pequenas empresas e realizada pela SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo) em parceria com o Sebrae.

O vice-presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, revelou que o programa é o primeiro de uma série que ainda serão realizados. “O empreendedorismo deve ser difundido ainda mais, pois é o melhor caminho para conseguir a independência. É um trabalho árduo, mas recompensador. As nossas parcerias com o Sebrae resultam em ações que contribuem para ajudar os empreendedores”, comentou.

Cereda destacou a importância dos pequenos formalizados como parte de um setor que ajuda a alavancar a economia. “Os pequenos negócios quando se estabelecem na cidade, não vão embora, não se deixam influenciar por guerra fiscal, ao contrário criam raízes no local. Não há uma política de desenvolvimento tão interessante como esta”, ressaltou.

O executivo comentou sobre a importância da transformação digital e uso da tecnologia para melhorar o desempenho da empresa. “No entanto, o resultado efetivo ainda depende de uma boa gestão e organização”, disse. Os empreendedores têm ainda um desafio pela frente, o de estar atento às mudanças. “É preciso evoluir, usar o mínimo de tecnologia pra sobreviver, mas também se preocupar com as transformações a sua volta, que passam por vários aspectos, desde a mobilidade, mídias sociais, avanço da indústria, a chamada 4.0, entre outros”.

Durante o evento, o dirigente também alertou que os empreendedores devem refletir sobre como será o trabalho do futuro e as profissões que deixarão de existir. “Em 20 anos, muitos empregos desaparecerão. Cerca de 70% das crianças de hoje em dia vão trabalhar em profissões que ainda não existem concretamente”, disse.

Para ajudar o pequeno empreendedor, o trabalho tem sido intensificado na Prefeitura. O secretário da SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo), Hiroyuki Minami, disse que a cidade qualificou mais de 13 mil empreendedores por meio do programa Empreende 1000 Mei’s, lançado em 2017, que ultrapassou a meta prevista inicialmente. “Temos realizado a ação com sucesso graças às parcerias. Estamos satisfeitos com o resultado, mas ainda queremos avançar porque é uma oportunidade e mudança de atitude daqueles que trocam o CPF pelo CNPJ”, comentou.

A Semana segue até sexta-feira (24) e conta com visitas monitoradas a empresas parceiras do Turismo industrial de São Bernardo com grupos previamente agendados. O projeto abre a portas para interessados em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produção e a tecnologia empregada. Estão no roteiro montadoras como Sacania e Mercedes-Benz, já que a cidade é berço da indústria automotiva do Brasil. Também considerada o maior parque fabril da América Latina, as visitas estão previstas em outras empresas como Omnisys Engenharia, Friozem e Basf, entre outras.

A programação completa, informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 2630-4224.

Compartilhar:
1
Crédito:divulgação
1
Crédito:divulgação
1
Crédito:divulgação

  • Data: 21/05/2019 12:05
  • Alterado:21/05/2019 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: ACISBEC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados