São Bernardo retira 3,5 mil toneladas de lixo de piscinões e estações elevatórias
Trabalho preventivo foi realizado em oito equipamentos de combate a enchentes, entre janeiro e novembro deste ano
- Data: 12/11/2021 14:11
- Alterado: 12/11/2021 14:11
- Autor: Daniel Macário
- Fonte: Secom/PMSBC
São Bernardo se prepara para as chuvas e retira 3
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Às vésperas do verão, período conhecido pelas fortes chuvas, a Prefeitura de São Bernardo dá mais um importante passo nas ações de combate às enchentes ao finalizar neste mês a limpeza de piscinões e estações elevatórias espalhados pela cidade. A ação resultou na retirada de 3,5 mil toneladas de lixo de oito equipamentos, no período de janeiro a novembro deste ano.
Responsáveis por auxiliar no trabalho de combate às enchentes, os piscinões receberam, nos últimos meses, serviços de roçada, manutenção de bombas e retirada de detritos. Além de areia e terra, a limpeza resultou ainda na retirada de lixo comum e recicláveis lançados nos córregos irregularmente pela população.
“Este trabalho preventivo realizado ao longo do ano é fundamental para que nossa equipe reduza os impactos das fortes chuvas de verão. Com a retirada dos detritos, além de garantirmos o funcionamento pleno do nosso sistema de drenagem, levamos também mais segurança a toda população”, destacou o prefeito Orlando Morando.
Principal reservatório de São Bernardo, o Piscinão do Paço teve sua limpeza concluída no último mês de outubro. Durante dois meses, 662 caçambas com mais de 2 mil toneladas de entulhos foram removidas do equipamento. O trabalho permitiu ainda a retirada de 600 kg de materiais diversos como PET, madeira e isopor, o que resultou na remoção de 10 contêineres.
TRABALHO PREVENTIVO – Em São Bernardo, a secretaria de Serviços Urbanos é responsável pela limpeza urbana, manutenção e desassoreamento das oito estações elevatórias da cidade, entre outras atribuições. Essas equipes promovem regularmente a retirada de detritos das margens e da extensão das estações elevatórias e cortam o mato que cresce nas beiras, para que não haja interrupções no fluxo da água da chuva, impedindo a proliferação de doenças.
Os serviços de microdrenagem manual e mecanizada têm o objetivo ainda de desobstruir galerias, ramais, poços de visita e bocas de lobo para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem da cidade.
O sistema de combate às enchentes de responsabilidade da Prefeitura de São Bernardo é composto por oito elevatórias, são elas: Vila Vivaldi, Vila Helena, Rio Claro, Nelson Patrizzi, Jacquey, Nacional/Ipiranga, Tanque das Mulatas e, por último, o Piscinão do Paço.