São Bernardo oferece serviço para tirar dúvidas da população sobre o COVID-19

Em visita ao local nesta quinta-feira (16/04), prefeito Orlando Morando destacou importância da ação; suporte telefônico conta com nove médicos para esclarecer questões sobre a doença

  • Data: 16/04/2020 17:04
  • Alterado: 16/04/2020 17:04
  • Autor: Natália Fernandes
  • Fonte: Secom/PMSBC
São Bernardo oferece serviço para tirar dúvidas da população sobre o COVID-19

Com Sala de Situação

Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC

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Para estabelecer contato direto com a população e tirar dúvidas a respeito do COVID-19, a Prefeitura de São Bernardo mantém, desde o início da pandemia, Sala de Situação composta por médicos para esclarecer questões relacionadas à doença aos munícipes. Em visita ao local na manhã desta quinta-feira (16/04), o prefeito Orlando Morando destacou que a ação é fundamental para levar informação e tranquilidade aos moradores sem que eles precisem sair de casa.

Criada para qualificar o atendimento prestado à população, a Sala de Situação, localizada na Secretaria da Saúde, oferece suporte à Central de Atendimento Coronavírus, uma das inúmeras ações que estão sendo elaboradas pela Prefeitura de São Bernardo para o enfrentamento do COVID-19.

No total, equipe de nove médicos presta atendimento telefônico para esclarecer dúvidas de munícipes de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Desde 27 de março, 113 pessoas receberam as orientações médicas a respeito da doença via Sala de Situação. A maior parte dos atendimentos (60%) foi encaminhada pelo serviço telefônico e 40% chegou por meio do WhatsApp.

“É um serviço diferenciado, personalizado. Porque, num momento de pandemia, a informação é fundamental. É importante destacar que os médicos não fazem consulta pelo telefone, eles estão esclarecendo as dúvidas que a população tem sobre o Coronavírus. Essa é mais uma ação que estamos oferecendo para levar tranquilidade aos nossos moradores, que, dessa forma, podem permanecer em casa”, ressaltou o prefeito Orlando Morando.

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, reforçou que os médicos que atuam na Sala de Situação foram remanejados de outros serviços da rede municipal de Saúde após a suspensão dos atendimentos eletivos, como consultas, cirurgias e exames de rotina. “Os profissionais atuam em conjunto, respondendo as demandas dos moradores. Para os casos em que não há resposta imediata, ficamos com o contato da pessoa e o médico retorna à ligação o mais breve possível para sanar a questão”, explicou.

MONITORAMENTO – A equipe de nove médicos da Sala de Situação também realiza trabalho de monitoramento dos casos notificados de Coronavírus do município. Os profissionais mantêm contato com os pacientes classificados como casos suspeitos da doença para verificar se os sintomas permanecem e se estão mantendo o isolamento social. Neste caso, foi constatado que 80,7% deles cumpriram a quarentena.

ATENDIMENTO – O serviço de WhatsApp da Central de Atendimento Coronavírus São Bernardo superou a marca de 3.000 atendimentos nesta quinta-feira (16). A ferramenta é administrada por equipe de 10 profissionais, que realizam os atendimentos, diariamente, das 8h às 22h.

Além de tirar dúvidas a respeito dos principais sintomas e formas de prevenção do COVID-19 e sobre quando procurar uma unidade de Saúde, moradores também utilizam as ferramentas para esclarecer questões relacionadas às alterações na rotina da cidade a partir do decreto de estado de emergência municipal, em 16 de março de 2020 (Decreto nº 21.111).

O atendimento via WhatsApp foi fundamental para o morador do bairro Alves Dias, José Roberto, 33 anos. Graças à possibilidade de tirar dúvidas com médicos a respeito do Coronavírus, ele teve tranquilidade para cumprir a quarentena com a família em casa. “Ter uma equipe à disposição para sanar dúvidas foi essencial. Meus sintomas indicavam que eu estava com o COVID-19 e, após o contato com a Sala de Situação, passei a ser monitorado pelo grupo médico. Dessa forma, minha família e eu permanecemos em isolamento domiciliar”, destaca.

SERVIÇO – Para tirar dúvidas por meio do WhatsApp, o munícipe deve cadastrar o número (11) 94715-7902 e enviar mensagem. Outra forma que a população tem de esclarecer questionamentos acerca do Coronavírus é através dos telefones 0800-7708-156 e 2630-4650.

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  • Data: 16/04/2020 05:04
  • Alterado:16/04/2020 17:04
  • Autor: Natália Fernandes
  • Fonte: Secom/PMSBC









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