Em São Bernardo, 20 moradores recebem bolsa de estudos integral para cursar Medicina
Prefeito Orlando Morando recebeu grupo de estudantes contemplados por parceria com a Uninove; ex-governador e professor da instituição, Geraldo Alckmin também participou do encontro
- Data: 02/02/2021 20:02
- Alterado: 02/02/2021 20:02
- Autor: Natália Fernandes
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC
O sonho de infância de se tornar médica pediatra esta´ perto de ser realizado pela estudante Milena da Silva Barbosa, de 19 anos. A moradora do Jardim Tupã~, no Riacho Grande, em São Bernardo, esta´ entre os 20 beneficiados pela parceria entre a Prefeitura e a Uninove com bolsa de estudos integral para o curso de Medicina. Desde 2017, o convênio entre a administração municipal e a instituição de ensino superior já´ contemplou 90 pessoas.
“Desde os 7 anos de idade sonho em ser me´dica, mas infelizmente meu pai nunca teve condições de pagar. Ter essa oportunidade e´ muito emocionante”, comenta Milena. A jovem, cujo pai e´ marceneiro e a mãe dona de casa, já´ vislumbra trabalhar na rede municipal de São Bernardo. “Quero retribuir dando o meu melhor e ajudando as pessoas que não têm condições”, completa.
Os estudantes contemplados com a bolsa de estudos foram recebidos pelo prefeito Orlando Morando nesta terça-feira (2/2). “E´ uma enorme satisfação permitir que mais médicos se formem e atuem na cidade. São Bernardo evoluiu muito em estrutura de Saúde nos últimos anos, com a inauguração de dois hospitais (Hospital de Urgência e Novo Anchieta), e, em breve, teremos o Hospital da Mulher. Temos uma rede completa a` disposição destes jovens”, ressalta o prefeito.
O encontro contou ainda com a participação do ex-governador do Estado de São Paulo e professor da Uninove, Geraldo Alckmin. Ele destacou os avanços na rede municipal de Saúde do município. “São Bernardo e´ uma das maiores cidades do Brasil e oferece infraestrutura invejável, uma rede completa de saúde, inclusive com cirurgia cardíaca infantil”, observa.
O convênio, firmado em 2017, estabelece que a instituição de Ensino Superior repasse 10% do valor arrecadado com as mensalidades dos alunos a` Prefeitura como contrapartida para a realização de estágio na rede municipal de Saúde. Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter cursado o Ensino Médio em instituição pública, ter boa avaliação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e comprovar renda familiar mensal per capita de até um e meio salário mínimo.
Para o diretor do curso de Medicina da Uninove, Cristiano Gomes, o convênio entre a instituição de ensino superior e a Prefeitura traz “enorme impacto social e educacional”. “O curso de Medicina da Uninove e´ nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), em escala de 1 a 5, e esta´ entre os cinco melhores cursos do País. Essa parceria e´ muito importante e teremos a oportunidade de dar uma retribuição a` sociedade”, diz.