Etec Lauro Gomes é tricampeã do Torneio Robocode do CPS
egunda e terceira colocadas foram as Etecs Coronel Fernando Febeliano da Costa (Piracicaba) e Armando Bayeux da Silva (Rio Claro)
- Data: 30/09/2021 11:09
- Alterado: 30/09/2021 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Final da competição promovida pela Robótica Paula Souza realizada na terça feira (28)
Crédito:Reprodução
Com garra, estratégia e a força da torcida, chegou ao fim nesta terça-feira (28) mais uma edição do 9º Torneio de Robocode, promovido pela Robótica Paula Souza, com 172 estudantes inscritos de 16 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). A equipe vencedora foi a LG_Fera_2021, da Etec Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo. A escola conquistou o primeiro lugar também nas edições de 2019 e 2020. Os alunos do Ensino Técnico de Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Médio (Etim) Pedro Goldoni, Kauan Matos e Nathan Romero, orientados pela professora Rosa Mitiko, pilotaram o robô que mais pontuou nas 78 batalhas desta etapa final.
A docente ressalta que a ferramenta Robocode é sempre aplicada nos campeonatos internos da escola. “Este tipo de torneio estimula a criatividade, o desenvolvimento de estratégias e principalmente a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares de lógica de programação e matemática”, afirma.
A equipe campeã será premiada com um kit com carrinho, chassis, motores e rodas para ser montado e programado. No anúncio do resultado, o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus de Souza desafiou os alunos a desenvolverem um robocode físico a partir do prêmio kit que receberam, cedido pela empresa Mamute Eletrônica. “A turma se envolve como se fosse uma brincadeira, mas tem muito conhecimento aplicado nesses jogos, como programação, Java e física”, explica o educador.
A segunda colocação foi para a equipe Blindado, da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba. A dupla Matheus Tomaseli e Henrique Souza foi orientada pelo professor Marcos Anibal da Cunha.
Outra unidade premiada foi a Etec Professor Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro, que conquistou o terceiro lugar. O grupo CyberHunter é formado pelos alunos Luís Felipe Schimith, Isaac Loureiro e Jean Victor Duarte com orientação do professor Jonatas da Costa.
As batalhas foram ao vivo e estão disponíveis no canal da Robótica Paula Souza, no YouTube. Na 9ª edição do torneio se inscreveram 71 equipes, com 172 estudantes, de 16 Etecs. Na competição do ano anterior, as equipes vencedoras foram das Etecs Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo – classificada em 1º lugar, Fernando Prestes, de Sorocaba – 2º lugar e Abdias do Nascimento, da Capital – em 3º lugar.