Hospital Next São Bernardo completa 40 anos
Em um ano marcado pela pandemia, a unidade segue sendo referência de atendimento de emergência e cirurgia geral
- Data: 29/06/2021 15:06
- Alterado: 29/06/2021 15:06
- Autor: Redação
- Fonte: Hospital Next São Bernardo
Hospital Next São Bernardo completa 40 anos consolidando-se como referência no combate à COVID-19 no ABC e região
Crédito:Divulgação
Em um ano marcado pela pandemia de COVID-19, as unidades e profissionais de saúde têm sido exigidas ao extremo e respondido de forma única. É o caso do Hospital Next São Bernardo, que nesta quarta-feira, 30/06, completa 40 anos. No último ano, o hospital posicionou-se como uma unidade de referência para o enfrentamento da doença. “Recebemos pacientes de diversas cidades. Nosso expertise em cirurgia geral e emergência é um fator que nos levou a responder de forma muito efetiva esse momento. Além disso, fazer parte de um grupo de saúde com processos bem estabelecidos e diversas unidades, que juntas já ajudaram a mais de 11.256 pacientes a se curarerem da COVID-19, nos possibilitou ter ainda mais controle sobre questões como níveis de estoques e protocolos de segurança – pontos críticos nesse período de pandemia e que demandam um ágil plano de contingência”, explica Márcio Aparecido da Cruz, diretor do hospital.
Como exemplo de medida adotada recentemente pela unidade em resposta ao aumento de demanda, o executivo cita a readaptação do Pronto-Socorro Ortopédico para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de COVID-19, garantindo um atendimento com ainda mais segurança. “A segurança, humanização do atendimento e o conforto dos pacientes são nossas preocupações constantes, ainda diante dos desafios atuais. Após o atendimento, os pacientes recebem uma pesquisa virtual para avaliação da qualidade de atendimento e da estrutura da unidade, onde podem registrar, inclusive, sugestões de melhoria“, explica.
O Hospital Next São Bernardo é certificado com o selo ONA 3, emitido pela Organização Nacional de Acreditação, entidade que avalia a qualidade dos hospitais a partir de seus processos, protocolos de segurança, atendimento e aplicação de tecnologias. Outro importante selo conquistado é o de TEV (Prevenção em Tromboembolismo Venoso) em que o hospital é recertificado.
No ano passado, o hospital também foi incluído na lista UTI Top Performer, certificado concedido às UTIs que obtiveram os melhores resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos nela internados. O certificado foi emitido pela EPIMED Solutions em parceria com a Associação de Medicina Intensiva (AMIB). A Epimed Solutions é a mais importante certificadora de qualidade e eficiência do atendimento hospitalar em UTI do mundo. Ao todo, a multinacional monitora aproximadamente 450 hospitais no Brasil, que concentram 1200 UTIs. Dessas, apenas 108 possuem o selo Top Performer, o que reflete os rigorosos critérios de certificação do órgão. “Fazer parte dessa lista ilustra o comprometimento de cada um dos nossos profissionais em promover a saúde e salvar vidas, principalmente durante esse período sem precedentes”, afirma Marcio.
A relevância do Hospital Next São Bernardo para a saúde da região também pode ser traduzidos em números. Mensalmente, são realizadas em média 300 cirurgias, 12.600 atendimentos em pronto-socorro, 1.570 tomografias, 4.686 raios-X e quase 1.700 ultrassonografias. O hospital dispõe de 79 leitos, 05 salas de cirurgia e 10 consultórios, além de unidades de terapia intensiva adulta, distribuídos em 4.172 m². Outro diferencial é a localização privilegiada. No entorno do hospital concentram-se diversas opções de prestadores de serviços de exames laboratoriais e de imagem, além de uma ampla diversidade de consultórios médicos. Essa configuração é única na cidade e proporciona aos pacientes ainda mais agilidade nos tratamentos, devido aos deslocamentos mínimos.
O hospital também se mostra importante para a economia local, empregando diretamente mais de 580 profissionais. Pessoas que fazem parte da história do hospital, como a técnica de Raio-X Odete Sueli Romano Medeiros, que atua há 33 anos na unidade. “Acompanhei de perto o crescimento e evolução do hospital. Eu fui a primeira mulher contratada para atuar no Raio-X e fiquei muito feliz com a oportunidade, pois tinha acabado de terminar o curso e estava entusiasmada em poder aprender mais com profissionais experientes. Lembro que casei três meses depois e meus filhos nasceram no Hospital Next São Bernardo. A minha história profissional e pessoal está entrelaçada”, conta.
A Marilene Natalina dos Santos também é colaboradora do hospital e já está na unidade há 11 anos, antes passou por outros hospitais da rede, o que somam 34 anos dedicados à empresa. Ela passou por diversas áreas, iniciando como arquivista, depois foi recepcionista e hoje atua no setor responsável pelos prontuários médicos. “Fico muito feliz com essas experiências, pois toda mudança é um aprendizado. Fico orgulhosa por saber o valor do meu trabalho dentro do hospital, pois lido com documentos e informações sobre os pacientes que são muito importantes e a gestão desses arquivos requer muita atenção e cuidado”, explica.