Hospital de Urgência de São Bernardo ganha nome do ex-prefeito Maurício Soares
Equipamento que salvou milhares de vidas na pandemia passa a homenagear um dos políticos mais admirados da cidade, falecido neste ano, aos 81 anos
- Data: 05/07/2021 14:07
- Alterado: 05/07/2021 14:07
- Autor: Carla de Gragnani
- Fonte: Secom - PMSBC
Referência contra a Covid-19
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Principal equipamento voltado ao combate da Covid-19 em São Bernardo, o Hospital de Urgência – inaugurado em 14 de maio de 2020 como unidade de referência para tratamento da doença – ganhou nova denominação, passando a se chamar Hospital de Urgência Maurício Soares de Almeida, em homenagem ao ex-prefeito, advogado e ex-secretário de Assistência Social da cidade. A mudança foi oficializada no jornal Notícias do Município (NM) da última sexta-feira (02/07).
A homenagem reconhece o trabalho e legado de Maurício Soares, que comandou a cidade por três ocasiões (1989-1992, 1997-2000 e 2001 a 2003). Mesmo com problemas de saúde, o político nunca deixou de trabalhar pela cidade, tendo atuado também nas administrações que o sucederam, como secretário de Assistência Social, de Governo e como Presidente da Fundação Criança.
“Dr Maurício, como era chamado, é um dos nomes mais respeitados da política no Grande ABC, tendo deixado um rico legado de melhorias e avanços para São Bernardo nos períodos em que foi prefeito. Essa homenagem é mais do que justa. É um agradecimento por seu trabalho. E a melhor forma de fazer isso é dando seu nome a este equipamento que tem ajudado a salvar tantas vidas na pior pandemia da nossa história recente”, disse o prefeito Orlando Morando. Até o momento, o equipamento foi responsável por 4.004 altas hospitalares de pacientes com a Covid-19.
MAIS HOMENAGENS – Além do Hospital de Urgência, outros cinco equipamentos ganharam nova denominação, em homenagem a outros personagens de relevância na cidade. O viaduto Castelo Branco, entregue à população em agosto de 2019, conectando Avenida dos Flamingos, no bairro Independência, e a Estrada Samuel Aizemberg, no Alves Dias, agora passa a se chamar Viaduto João Fernandes Filho, em referência ao ex-presidente da Liga de Futebol Amador de São Bernardo e pai do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima.
Já o complexo viário do km 22 da Rodovia Anchieta passa a ser chamado de Complexo Viário Armando Silveira do Espírito Santo, enquanto a Rua Sem Nome, originária do empreendimento Jardim do Mar, no Centro, passa a se chamar Rua Attilio De Marchi. Já a Praça-Parque da Rua Américo Brasiliense, no cruzamento com a Avenida Brigadeiro Faria Lima, foi renomeada para Praça Parque Odilon Luiz de Oliveira, e o Centro de Atenção Psicossocial III (Selecta) para Caps Doutor Alceu Giraldi, em homenagem ao médico psiquiatra.