São Bernardo celebra 1 ano como a cidade que mais arrecada óleo usado no mundo
Em 9 de março de 2020, prefeito Orlando Morando recebeu, em Miami (EUA), a certificação do Guinness World Records
- Data: 09/03/2021 16:03
- Alterado: 09/03/2021 16:03
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
São Bernardo celebra 1 ano como a cidade que mais arrecada óleo usado no mundo e reforça importância da reciclagem
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Há um ano, São Bernardo foi reconhecida como a cidade que mais coleta óleo usado pelo Guinness World Records. A marca foi atingida após o município arrecadar 50.501,88 litros do resíduo por meio da Campanha Eco Óleo, organizada pela Prefeitura de São Bernardo, por meio de parceria com o Instituto Triângulo, entre 1 a 30 de novembro de 2019. A ação tinha o objetivo de incentivar os alunos das redes municipal e estadual a ampliar a coleta de óleo de cozinha usado. A campanha foi abraçada pela sociedade civil, que permitiu a conquista do recorde.
A certificação da cidade ocorreu em Miami (EUA), na sede da entidade, e contou com a presença do prefeito Orlando Morando, de seu filho Orlandinho, do presidente do Instituto Triângulo, Eduardo Maki, e dos representantes do Guinness World Records.
Com a pandemia de coronavírus e fechamento das escolas, houve a redução do número de postos de coleta. Por essa razão, o Instituto Triângulo passou a fazer a coleta residencial. Mesmo assim, em 2020, a cidade coletou 127.955 litros de óleo, preservando 3.198.879 m³ de água. Com isso, deixou de contaminar 1.280 piscinas olímpicas (50 m) e é como se 4.621 veículos populares deixassem de liberar monóxido de carbono (CO²) por um mês. Foram distribuídas cerca de 56 mil unidades de pedras de sabão. Esta ação atende às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
“A prioridade da Prefeitura é combater o coronavírus e salvar vidas. Mas também temos a obrigação de proteger o Meio Ambiente e a Represa Billings. A continuidade da campanha demonstra que a cidade teve êxito em consolidar esta política ambiental. Neste momento em que estamos na Fase Vermelha do Plano São Paulo, o ideal é continuar a fazer a reciclagem do óleo e entrar em contato com o Instituto Triângulo para que o resíduo seja retirado na residência”, disse o chefe do Executivo.
COMO PARTICIPAR – O morador tem de juntar, no mínimo, 10 litros de óleo de cozinha usado. O resíduo será trocado por 10 pedras de sabão. Para participar, é só ligar para o telefone (11) 4428-2812 ou enviar mensagem pelo número (11) 9-8327-9221, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A cada litro doado, o morador recebe 1 pedra de sabão.