Prefeito Orlando Morando autoriza decreto para restringir circulação de idosos
Medida foi elaborada para conter a disseminação do novo Coronavírus e será válida a partir deste domingo. Oficialmente são 10 casos confirmados da doença em SBC
- Data: 25/03/2020 07:03
- Alterado: 25/03/2020 07:03
- Autor: Leandro Baldini
- Fonte: Secom - PMSBC
Crédito:Valmir Franzoi
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou nesta terça-feira (24/03) a publicação de decreto que vai restringir a circulação de idosos (pessoas acima dos 60 anos) pelas ruas do município, a partir deste domingo (29/03), em mais um item de combate à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19).
A medida estabelece o isolamento social para pessoas acima de 60 anos, descrevendo que sua circulação na cidade deve ser em caráter emergencial, como atendimentos médicos, exames laboratoriais, vacinação e aquisições em comércios alimentícios e em farmácias.
De acordo com o prefeito Orlando Morando, a ação tem caráter solidário e de saúde pública, uma vez que este público é o mais vulnerável ao contágio do Coronavírus. Para isso, a Prefeitura busca o envolvimento da sociedade civil de São Bernardo na fiscalização.
“Infelizmente é um plano duro, mas que precisa ser feito para conscientizar e proteger os idosos. A realidade mostra a sua fraqueza diante do vírus e este público, infelizmente, ainda está circulando. Queremos a ajuda de todos para evitar a exposição dos idosos”, explicou o prefeito Orlando Morando.
Desta forma, o idoso que precisar se deslocar deverá portar documento e justificar aos agentes da Prefeitura seu compromisso, sendo conduzido pelas autoridades de volta à sua residência. Em caso de reincidência, serão passíveis de penalidade de multa no valor de R$ 200.
O decreto n° 21.118 será publicado nesta quarta-feira (25/03) no portal da Prefeitura de São Bernardo (www.saobernardo.sp.gov.br) e tem validade de 45 dias.
NÚMEROS CORONAVÍRUS
A cidade de São Bernardo registrou crescimento nos índices de ontem para hoje. Notificados saltou de 477 para 485, suspeitos de 430 para 434, confirmados de 9 para 10 e descartados de 38 para 41.