Clínica em São Bernardo oferece equoterapia para o tratamento do autismo
Equoterapia pode trazer mais confiança, equilíbrio, concentração e momentos prazerosos para os pacientes
- Data: 20/07/2021 15:07
- Alterado: 20/07/2021 15:07
- Autor: Redação
- Fonte: Clínica Arte Psico
Clínica em São Bernardo oferece equoterapia para o tratamento do autismo
Crédito:Divulgação
Reconhecida pelo Conselho de Medicina desde 1998, a equoterapia é uma excelente ferramenta para trabalhar distúrbios emocionais e fisiológicos. Na Clínica ARTE PSICO, em São Bernardo do Campo, essa terapia é oferecida para o tratamento do autismo e pode trazer mais confiança, equilíbrio, concentração e momentos prazerosos para os pacientes
“Eu não acreditava muito na equoterapia até ver meu filho em cima do cavalo pela primeira vez”, conta Ricardo do Nascimento, pai do Danilo, de 7 anos, com autismo. Essa é uma sensação que acompanha diversas famílias que experimentam a terapia e que veem resultados positivos com a sua prática.
“A equoterapia é indicada nos casos de lesões neuromotoras (encefálicas e medulares), patologias ortopédicas (congênitas ou adquiridas), distúrbios emocionais, de comportamento ou de aprendizagem”, explica Angela Cristina Batagim de Luca, fisioterapeuta, pós-graduada em reabilitação pulmonar, professora do ensino fundamental, instrutora de equitação especial e coordenadora do projeto na clínica ARTE PSICO, de São Bernardo do Campo, que oferece a terapia desde 2018.
Danilo já faz a terapia há quase dois anos. De acordo com seu pai, a equoterapia o ajudou a ter mais equilíbrio e concentração. “Foi uma evolução meteórica, porque ele é meio disperso, mas quando sobe no cavalo, se concentra muito mais. Além disso, ele agora tem mais autonomia e até quer subir no cavalo sozinho, coisa que eu não tenho coragem de fazer”, brinca Ricardo.
A fisioterapeuta Ângela conta que são muitos os benefícios da equoterapia. “O movimento do cavalo ajuda no sistema motor e, além disso, a terapia se destaca como recurso terapêutico por proporcionar muito prazer a quem pratica, visto que é realizada num ambiente tranquilo, ao ar livre e com a disponibilidade de vários recursos, proporcionando variados sentimentos e emoções que despertam muita alegria e, consequente, melhora na qualidade de vida.”
“Na equoterapia o paciente, além de andar no cavalo, recebe algumas demandas específicas para a sua terapia como, por exemplo, cantar ao mesmo tempo que cavalga, jogar bola em cima do animal, contar os números entre inúmeros outros exercícios. Além disso, as crianças participam da rotina do cavalo, aprendem sobre sua alimentação e hábitos”, explica mais Ângela.
A prática da equoterapia exige o acompanhamento de vários profissionais habilitados em diferentes áreas. Segundo a ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia), a orientação é que o equoterapeuta deva ser um profissional da área da saúde, que atue em reabilitação física ou mental, ou um profissional da área educacional com curso de formação na área, reconhecido e credenciado no Brasil. Na ARTE PSICO, a equipe é formada por Angela Cristina Batagim de Luca, fisioterapeuta, Alexandra dos Santos Pereira, graduanda em pedagogia, Everton de Sousa Silva, condutor e responsável pelo manejo dos cavalos, e Livian da Silva Cândido, que faz a segurança e apoio lateral do paciente.
Para a pedagoga Alessandra, é preciso reforçar a sensação de liberdade que a equoterapia proporciona. “É muito importante proporcionar o sentimento de liberdade que cada criança percebe em poder ser ela mesma, em se sentir incrível por estar montada em um animal tão lindo. São os 30 minutos mais legais da semana dela, que foi de tantos desafios e, geralmente, cheio de outras demandas. É especial demais ver o brilho nos olhos de nossos pacientes.”
Além dos profissionais, o cavalo da equoterapia também necessita de treinamento prévio, por ser um animal que se assusta com facilidade. “O treinamento se baseia na aceitação de sons, movimentos bruscos, adereços e materiais diversos. Ele precisa ser de um temperamento dócil, que aceita o toque e a aproximação”, conta o condutor Everton.
Equoterapia na ARTE PSICO
A clínica Arte Psico oferece, em parceria com o Rancho do Comanche, atendimentos de Equoterapia para o tratamento do autismo desde setembro /2018. O local é uma charmosa propriedade com aspectos rurais na região do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo.
Ainda em 2019, foi sancionada a Lei 13.830, que coloca a equoterapia como método de reabilitação, porém ainda não foi atualizada na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Na ARTE PSICO, o custo médio mensal da terapia é de R$ 450,00.