São Bernardo promove série de ações no “Agosto Dourado”
Mês do aleitamento materno será comemorado em toda rede de Saúde; data está inserida do calendário de festejos de aniversário da cidade
- Data: 02/08/2019 09:08
- Alterado: 02/08/2019 09:08
- Autor: Vivian Rossi
- Fonte: PMSBC
“Agosto Dourado” em São Bernardo
Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo anunciou nesta quinta-feira (01/08), no auditório do Hospital de Clínicas, a adesão de toda sua rede pública de Saúde ao Agosto Dourado, campanha do Ministério da Saúde.
Durante todo o mês, os equipamentos de Saúde do município, dentre eles o Complexo Hospitalar (localizado na Estrada dos Alvarengas, nº 1.001) as 34 Unidades Básicas e demais setores, promoverão a sensibilização e o incentivo à amamentação, com palestras, gincanas e dinâmicas com os funcionários e pacientes. A comemoração está inserida no calendário de festejos do aniversário de 466 anos da cidade.
Entusiasta do tema, a Diretora Técnica do Hospital Municipal Universitário (HMU), Dra. Mônica Carneiro acredita que fortalecer o binômio mãe e filho aumenta as chances de um desenvolvimento psicomotor adequado e traz outros inúmeros benefícios. “Precisamos lutar contra o preconceito diariamente para incentivar o aleitamento materno, que é bom para a mãe, para a criança, para o fortalecimento deste vínculo afetivo entre os dois. Espero que este mês se desdobre em muitas ações positivas neste sentido”, defendeu Dra. Mônica.
Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, que no ato solene representava o prefeito Orlando Morando, investir em amamentação é fundamental para a vida humana saudável. “Nossa Administração está comprometida em estabelecer esta rede protetiva entre mãe e filho, família e amigos. Nossa meta é realizar o pré-natal em 100% das grávidas e acompanhar por 1.000 dias o desenvolvimento da criança, inclusive com incentivo ao aleitamento neste período”, explicou o secretário.
Convidada de honra da mesa, a deputada estadual e primeira dama do município, Carla Morando, lembrou da importância da doação do leite materno. “Eu fui doadora nas minhas duas gestações. Acho fundamental amamentar e doar para aquelas mães que não puderem fazer isso por seus filhos. Considero um ato de amor em dobro”, incentivou a deputada.
Dentre as ações programadas, como destaque do Agosto Dourado está a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), a ser comemorada, entre os dias 6 e 9 de agosto, no HMU, que é considerado Hospital Amigo da Criança e da Mãe e como parte de seus diversos compromissos com a WABA – Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, realiza o evento.