Do L 312 ao conectado Novo Actros, Mercedes-Benz em 65 anos de evolução nas estradas
Marca ocupa posição de destaque no desenvolvimento tecnológico de caminhões cada vez mais eficientes, conectados, confortáveis e seguros
- Data: 27/05/2021 17:05
- Alterado: 27/05/2021 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: Mercedes-Benz
Do L 312
Crédito:Mercedes-Benz
No Brasil, pensou em caminhão, pensou em um Mercedes-Benz. Há 65 anos, a marca, que há mais tempo produz veículo comerciais no país, se tornou a principal parceira de trabalho dos caminhoneiros e transportadores se destacando pelo seu propósito em conhecer profundamente a realidade do setor. Assim, ao longo de sua história, a marca sempre trouxe ao mercado grandes novidades e inovadoras tecnologias de dirigibilidade, conforto e segurança, como o primeiro caminhão que freia sozinho e o primeiro modelo autônomo a entrar em uma operação regular.
O caminhão Mercedes-Benz, aliás, sempre esteve na linha de frente na evolução do setor. Foi o primeiro a ser fabricado no País (o pioneiro L 312, o “Torpedo”, de 1956), o primeiro movido a diesel (conceito trazido ao Brasil pela própria marca) e o primeiro a apresentar o motor com gerenciamento eletrônico (em 1998), introduzindo tecnologias que pudessem trazer a melhor relação custo e benefício para o transportador. E, na grande transformação tecnológica, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante de veículos comerciais a trazer para sua estratégia o conceito 4.0 de produção, veículos e serviços, representado pelo inovador Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, digital, conectado e seguro do Brasil.
Força, robustez, durabilidade e compatibilidade ambiental
Historicamente, os caminhões Mercedes-Benz sempre foram reconhecidos no mercado pela força, robustez e durabilidade, refletidas nas constantes inovações trazidas para o País, como os motores Blue Tec 5 e o Mercedes PowerShift, câmbio automatizado sem pedal de embreagem.
Como pioneira na introdução do motor a diesel no Brasil, a Mercedes-Benz também é referência na evolução da sua compatibilidade ambiental. O L 1111 de 1964, por exemplo, um caminhão para 11 toneladas de PBT, emitia cerca de 15 kg de CO2 por tonelada de carga líquida transportada a cada 100 km. Com o Novo Actros para 74 toneladas de PBTC esse índice é de 3 kg de CO2 por tonelada transportada, ou seja, a emissão foi reduzida em cinco vezes ao longo dessas décadas e segue em constante evolução.
“Investir em projetos de redução de CO2 faz parte estratégia global de sustentabilidade da Mercedes-Benz do Brasil. Para nós, apresentar caminhos de inovação e extrair o melhor que podemos de cada alternativa é o que nos move. Acreditamos no alto potencial de redução de emissões com motores diesel muito mais modernos e eficientes e em multisoluções”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O Novo Actros também coloca em evidência os ganhos de economia para os transportadores. Com base em sua eficiência e na soma de seus recursos tecnológicos é possível alcançar a redução de 12% no consumo de combustível em relação ao Actros anterior.
Protagonismo na história do transporte de cargas
“Desde que a Mercedes-Benz chegou ao País, nossos caminhões sempre foram protagonistas na história do transporte de cargas. Eles são referência há quase 65 anos para o mercado”, ressalta o executivo. “E seguem evoluindo em tecnologia, desempenho, eficiência, consumo, segurança, sustentabilidade e conectividade, como demonstra o Novo Actros, que traz novas tendências para o segmento. Ou seja, transportadores e autônomos sempre puderam e podem continuar contando com os nossos caminhões para trabalhar com a produtividade desejada, com ótimo custo operacional e rentabilidade para os seus negócios”.
Com o propósito de entender as características regionais, as culturas locais e as expectativas dos mais diversos clientes, a marca é referência no desenvolvimento de soluções específicas para as atividades de seus clientes. “Essa imagem está cada vez mais forte a partir do compromisso ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’”, afirma Leoncini.
Dessa forma, a Mercedes-Benz oferece o portfólio mais completo do País, formado pelas famílias Accelo (dos segmentos de leves e médios), Atego (médios e semipesados), Axor e Novo Actros (extrapesados). A esta linha, somam-se ainda, para transporte de cargas, os furgões Sprinter e o Sprinter Truck, da categoria de Large Vans do segmento de veículos comerciais leves.
Conforto de dirigibilidade e bem-estar a bordo
Os caminhões Mercedes-Benz contam a história de muitos motoristas. Por isso, a evolução tecnológica também melhorou a vida a bordo. Hoje, os painéis dos veículos trazem diversas informações que ajudam a obter o melhor desempenho e eficiência. Piloto automático, computador de bordo e elementos como a faixa verde de rotação no painel contribuem para maior economia.
O Novo Actros elevou o patamar de tecnologia desses comandos e inovou com painéis digitais por touch, conectividade, espelhamento de celular e carregamento de celular por indução, otimizando a comunicação do motorista com a empresa de transporte, a operação logística e o cliente final, além de facilitar seus contatos pessoais e familiares. Modernos sistemas de ar condicionado ou de climatização, bancos mais confortáveis, com a opção de banco pneumático, também estão presentes nos extrapesados e em outros modelos do portfólio.
Crescente evolução em segurança
O elevado padrão de segurança constitui um dos principais atributos historicamente associados aos veículos Mercedes-Benz em todo o mundo. No Brasil, a marca foi a primeira a introduzir freios ABS (em 1981), o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake (1993) e freios a disco (1998), além de diversos outros sistemas. Atualmente, em todas as linhas de caminhões, além de Top Brake e ABS, estão disponíveis tecnologias como ASR e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), além de retarder opcional para o Axor e o Novo Actros.
O Novo Actros foi além e trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade, ESP. A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis anteriormente, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos, fazendo do Novo Actros o caminhão mais seguro do Brasil.
“O Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Roberto Leoncini. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, trouxemos para o Brasil sistemas que até já estão presentes no caminhão autônomo do futuro”.
O Novo Actros destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, o MirrorCam, câmeras que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, oferecendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via.
O primeiro caminhão com direção autônoma
Em mais uma iniciativa inovadora da marca, o extrapesado Axor 3131 é o primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar. Dessa parceria surgiu também o Atego 2730 com direção autônoma, ampliando a oferta de produtos para os clientes.
Fatos marcantes na vanguarda tecnológica
Ano |
Modelo |
Destaque |
1956 |
L 312 |
1º caminhão fabricado no Brasil, o “Torpedo” |
1958 |
L 321 |
1º “cara chata” da marca |
1960 |
LA 321 |
1º com tração total 4×4 |
1964 |
L 1111 |
“Bicudo”, clássica cabina arredondada |
1967 |
LP 1520 |
Novo modelo com cabina avançada |
1970 |
L 1113 |
Com o L 1111, os caminhões mais vendidos do Brasil em todos os tempos: 240.000 unidades |
1972 |
L 608 D |
“Mercedinho”, o 1º caminhão leve a diesel do Brasil |
1989 |
Linha HPN |
Novos médios e semipesados “bicudos” quadrados |
1991 |
Linha FPN |
Novos médios e semipesados “cara chata” |
1993 |
Top Brake |
Exclusivo freio-motor adicional |
1996 |
710 e 1620 |
Entre os caminhões mais vendidos no Brasil |
1998 |
Tecnologia |
Pioneirismo: freio a disco para caminhões e motor com gerenciamento eletrônico |
2000 |
L 1620 6×2 |
O caminhão preferido do caminhoneiro autônomo |
2003 |
Accelo |
Nova geração de caminhões leves da marca |
2004 |
Atego |
Nova geração de médios e semipesados |
2005 |
Axor |
Nova geração de extrapesados on e off-road |
2007 |
Actros 8×4 |
Lançamento do modelo 4144 8×4 off-road |
2009 |
História |
1.000.000 de caminhões vendidos no Brasil |
2010 |
Actros |
Lançamento dos modelos rodoviários 2646 e 2546 |
2011 |
Atron |
Nova geração de caminhões “bicudos” |
2015 |
Accelo 6×2 |
Accelo 1316 6×2 para o segmento de médios |
2018 |
Axor 3131 Autônomo |
1° Caminhão autônomo em operação regular no Brasil |
2019 |
Novo Actros |
O caminhão mais inteligente do Brasil |
Série de textos sobre os 65 anos da Empresa
Neste ano de celebração de mais um marco histórico da Empresa, os 65 anos da Mercedes-Benz do Brasil serão contados em seis capítulos, um por mês, culminando no dia 28 de setembro, data oficial de inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo.
O primeiro texto, sobre as fábricas, foi divulgado em 28 de abril, seguido agora por caminhões. Os próximos textos irão abordar os temas de ônibus, serviços, colaboradores, a Empresa hoje e o foco no futuro.