Atleta de São Bernardo representa o Brasil na etapa de Xangai dos X Games
Douglas Leite de Oliveira foi o único atleta do País na competição que reuniu os melhores do mundo
- Data: 06/06/2019 09:06
- Alterado: 06/06/2019 09:06
- Autor: Franciane Passos
- Fonte: PMSBC
Crédito:Divulgação/PMSBC
O atleta de São Bernardo, Douglas Leite de Oliveira, mais conhecido como Doguete, participou entre os dias 1 e 2 de junho da competição considerada os “Jogos Olímpicos dos esportes radicais”: os X Games. A etapa foi realizada em Xangai, na China, e reuniu os maiores nomes do BMX Big Air, BMX Street, Skate Street, Skate Big Air, Moto X Trick e Moto X Whip. Doguete foi o único representante brasileiro a disputar na modalidade BMX Big Air, conhecida também como Mega Rampa.
Com apoio da Prefeitura, o atleta de São Bernardo encerrou a sua participação no X Games entre os sete melhores do mundo. “Cheguei ao evento como reserva, mesmo assim treinei todos os dias, sem descanso. Precisava aproveitar a oportunidade de treinar na Mega Rampa. Na última hora fui chamado para substituir um atleta australiano. Entrei e fiz o meu melhor. Foi incrível”, comemorou. O atleta vem se recuperando de duas cirurgias, no punho esquerdo e no olho, realizadas há menos de um mês para o início da competição. “Eu não estava 100% fisicamente, mas fui mentalmente focado”, destacou.
Doguete, de 28 anos, pratica a modalidade freestyle desde os 14 anos e cravou a sua oitava participação, em sete anos consecutivos da competição. Ele disputou as edições do X Games em Foz do Iguaçu (Paraná), Los Angeles (Califórnia), Austin (Texas), Sidney, na Australia e Mineápolis (Minnesota). Em cinco participações, disputou em duas modalidades: a vertical e a Mega Rampa (Big Air), sendo o único brasileiro a competir.
Seu melhor resultado foi em 2013, na edição de Foz do Iguaçu, quando chegou como convidado, para substituir um atleta lesionado, e bateu o recorde de maior salto da competição em Mega Rampa, atingindo 7 metros e 20 centímetros.
O competidor já retornou a São Bernardo e retomou a rotina de treinos no Complexo de Formação Esportiva e BMX, no Centro, onde já se prepara para novas competições. Em julho, Doguete estará nos Estados Unidos se preparando para o X Games Mineápolis, VansBMXProCup e JackalopFest, no Canadá, e para o mundial que será realizado em Londres. Doguete também esta focado em conseguir uma vaga na seleção brasileira e representar o País nas Olimpíadas de Tóquio 2020.