Prefeito Orlando Morando sanciona Lei que vincula vacinação a matrícula nas escolas
Ato foi realizado na EMEB Vereador José Avilez, nesta sexta-feira, 25, durante Dia “D” contra a Dengue; ação de conscientização com todas as escolas municipais em combate ao Aedes aegypti
- Data: 26/10/2019 11:10
- Alterado: 26/10/2019 11:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Crédito:Gabriel Inamine
Duas importantes ações para a população de São Bernardo foram realizadas na EMEB Vereador José Avilez, bairro Demarchi, nesta sexta-feira (25/10), com o objetivo de intensificar os esforços para o aumento dos índices de imunização da cidade e prevenção de doenças causadas pelo Aedes aegypti.
As atividades intersetoriais, unindo principalmente as pastas de Saúde e Educação, tiveram a presença do prefeito Orlando Morando, que no ato sancionou a Lei 6838/19, de sua autoria, que vincula a caderneta de vacinação, como documento obrigatório, à matrícula e rematrícula na rede municipal de ensino e conversou com as crianças sobre a importância das ações de conscientização do Dia D, contra a Dengue, que contemplam todas as escolas municipais. Acompanharam a agenda, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a secretária de Educação, Silvia Donnini, e o diretor da Vigilância Sanitária, Dr. Wagner Koruiwa.
De acordo com a nova legislação em vigor, a apresentação da caderneta de vacinação atualizada será obrigatória já para o período de matrículas e rematrículas aberto neste fim de ano. A caderneta deve ter as vacinas consideradas obrigatórias para as respectivas faixas etárias, conforme Calendário de Vacinação das Crianças e dos Adolescentes.
O prefeito Orlando Morando declarou que considera os dois temas essenciais para o bom andamento da cidade e proteção à Saúde pública. “A Dengue é um assunto que nos preocupa muito todos os anos. A Administração não mede esforços na prevenção, mobilização e conscientização desta doença, que começa com o Dia D, que incentiva o bom exemplo das nossas crianças. Eles são os verdadeiros multiplicadores, das boas práticas aprendidas na escola, no combate ao mosquito transmissor desta e de outras arboviroses”, declarou.
SANÇÃO
O chefe do Executivo reforçou a necessidade de aumentar os índices de vacinação na cidade. “Embora o direito à Educação esteja garantido. Será mais um mecanismo de sensibilização dos pais, sobre a importância de estar com a carteira de vacinação em dia. O pai que não vacina, compromete também a saúde do filho dos outros”, completou.
Para Silvia Donnini, a parceria dentre as secretarias de Educação e Saúde é fundamental no exercício de conscientização das crianças. “É pela escola que podemos mobilizar a família dos nossos alunos. A Saúde fará as notificações e orientações necessárias quando a carteira de vacinação não estiver atualizada. Sempre reforçando em sala de aula que os cuidados devem se tornar prática e serem adotados todos os dias”, comentou.
Os alunos da rede municipal de São Bernardo também foram estimulados a confeccionar cartazes e atividades culturais relacionadas ao “Dia D” contra a Dengue. E fizeram apresentação de paródias, com músicas infantis, cantando e encantando a todos que estavam presentes.