Pequenos negócios do ABC vão ganhar programa de inovação

Seleção para o Programa ALI-Agente Local de Inovação, oferecido pelo Sebrae ABC, foi realizado na ACISBEC

  • Data: 01/11/2019 11:11
  • Alterado: 01/11/2019 11:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: ACISBEC
Pequenos negócios do ABC vão ganhar programa de inovação

Crédito:divulgação/ACISBEC

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Os pequenos negócios terão oportunidade durante nove meses de implantar projetos de inovação que gerem resultados efetivos para os clientes. Essa possibilidade foi oferecida durante pré-seleção realizada na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) na noite de quinta-feira (31/10). Promovido pelo escritório regional do Sebrae, em Santo André, a programação tem capacidade para atender 120 micro e pequenas empresas. O curso é totalmente gratuito.

Durante a oficina, consultores do Sebrae aplicaram um diagnóstico para avaliar o perfil de inovação da empresa. Depois de serem aprovadas começa a segunda etapa de agendamento e visitas para atendimento nos próprios locais, a cada 15 dias, por um ALI (Agente Local de Inovação), um bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e capacitado pelo órgão para identificar o problema e propor soluções.

O programa é oferecido a pequenos negócios que em geral não têm condições de investir em programas de inovação. “Quebramos o paradigma de que essa possibilidade existe apenas para grandes corporações”, explica Gustavo Bueno de Moraes Schiavone, consultor de Negócios do Sebrae.

De acordo com os especialistas, a inovação oferecida pelo programa não é necessariamente tecnologia, mas sim implantação de um plano de ação e processos que levem ao crescimento de receita ou redução de custos ou aumento de produtividade. “Não é necessário ter algo tecnológico, um produto totalmente novo. Muitas vezes se pega o que a empresa já faz e melhoramos dentro do escopo de relacionamento com o cliente”, disse Schiavone. Segundo ele, o programa implantado na Região do ABC, desde 2010, já beneficiou 2,4 mil empresas.

O ALI Filipi Martins que trabalha com empresas de São Bernardo e Santo André disse que os pequenos empreendimentos precisam despertar para as oportunidades. “O mercado está cada vez mais competitivo e quem não propuser coisas novas para ter um resultado assertivo, dificilmente vai sobrevier”, esclareceu.

Valter Moura Júnior, vice-presidente da ACISBEC, disse que a metodologia pode ajudar os pequenos negócios de vários ramos de atividades, seja de comércio, prestação de serviços ou indústria. “Os empreendedores têm que estar atentos às mudanças atuais exigidas pelo mercado, especialmente frente à inovação das grandes corporações”, completou.

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