São Bernardo expande Turismo Industrial e firma parceria com novas empresas
Anúncio foi feito pelo prefeito Orlando Morando durante abertura do 3° Congresso de Turismo Industrial e o 1° Internacional sobre o tema
- Data: 15/08/2019 17:08
- Alterado: 15/08/2019 17:08
- Autor: Daniel Macário
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC
Referência nacional no segmento de Turismo Industrial, a Prefeitura de São Bernardo oficializou, nesta quinta-feira (15/8), a adesão de seis novas empresas ao programa de visitas monitoradas a indústrias da cidade, atingindo assim, a marca de 18 parceiros vinculados ao projeto. O anúncio da expansão do programa foi feito pelo prefeito Orlando Morando durante a abertura do 3° Congresso Brasileiro de Turismo Industrial e o 1° Internacional sobre o tema, sediado pelo município e realizado no auditório do Senac da cidade, no Centro.
Na oportunidade, o chefe do Executivo formalizou a assinatura das novas parcerias com as empresas: Volkswagem, B.Grob, Sankonfort, Unipar, Emae/Usina Henry Borden e Braskem. O ato foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, pela representante do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura Fernandes, pelo superintendente da Caixa Econômica Federal, Ronny Peterson, pela prefeita de Monteiro Lobato e presidente da Associação dos Municípios de Interesse Turístico, Daniela de Cassia Brito, além de autoridades internacionais vindas de Portugal e Argentina e representantes das empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento, como Senac e AccorHotels.
“Apostar no segmento de turismo não requer apenas belas paisagens, mas sim de ousadia, como São Bernardo mostrou ao colocar em prática o programa de visitas monitoradas. Um projeto que se consolidou na cidade e nos posiciona como a Capital brasileira do Turismo Industrial sendo, inclusive, referência internacional. Hoje chegamos a marca de 18 empresas parceiras que, juntas, proporcionam ao turista a possibilidade de ver de perto a essência da cidade, que é o potencial produtivo, além de aquecer a economia local”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
As novas empresas credenciadas passam agora a integra lista formada por outras 12 parceiras: Wheaton Brasil Vidros, Zurich Termoplásticos, Basf – We Create Chemistry, Fundação Espaço Eco, Mercedes-Benz do Brasil, Scania, Friozem Logística, Omnisys Engenharia, Masipack, Toyota, Ecovias e Cervejaria Balmann. Juntas, as empresas receberam, no ano passado, 7.268 turistas, divididos em 359 visitas.
MIT – O sucesso do programa de Turismo Industrial foi um dos critérios que conduziram São Bernardo, em marco deste ano, a conquista do título de Município de Interesse Turístico (MIT), que garante aporte anual de cerca de R$ 700 mil para desenvolvimento de projetos do segmento.
A expectativa é que o repasse estadual previsto para 2019 e 2020 coloque em prática o projeto para construção do Centro Turístico de São Bernardo. O espaço ficará localizado em imóvel próprio, entre a Avenida Senador Vergueiro e Rua Kara, no bairro Jardim do Mar.
CONGRESSO – Visando impulsionar o segmento de Turismo na cidade, São Bernardo sedia até sábado (17/8) o 3° Congresso Brasileiro de Turismo Industrial e o 1° Internacional. O evento, realizado no Senac (Av. Senador Vergueiro, 400), além de contar com palestras e mesa redonda com lideranças do setor, também contará com visita monitoradas a empresas da cidade, oportunidade em que autoridades de outras municípios poderão conhecer o projeto de perto.
Caso da coordenadora do Programa de Turismo Industrial de São João da Madeira, em Portugal, Alexandra Alves. “Para nós compartilhar dessas experiências é fundamental para aprimorarmos nossos projetos”.
REFERÊNCIA – Coordenadora geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura Fernandes, foi outra autoridade que destacou a importância do congresso. “Hoje o Ministério de Turismo acompanha de perto essa evolução do turismo industrial em cidades como São Bernardo, um modelo que tem mostrado resultados significativos”.