São Bernardo oferece aulas de italiano em escolas municipais em tempo integral

Iniciativa beneficia quase 2,2 mil alunos do Ensino Fundamental do programa Educar Mais

  • Data: 10/10/2019 09:10
  • Alterado: 10/10/2019 09:10
  • Autor: Kati Dias
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo oferece aulas de italiano em escolas municipais em tempo integral

Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC

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Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a cultura e a língua italiana, a Prefeitura de São Bernardo oferece o ensino de italiano para os 2.194 alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de sete escolas do programa Educar Mais, que oferece educação em tempo integral na cidade. A iniciativa é financiada pela Associação Bell’Itália Língua e Cultura, em parceria com o Consulado Geral da Itália, que concede bolsas de estudos neste idioma para os 30 professores da rede municipal. O treinamento tem a duração de 180 horas e aborda língua, linguagem e a cultura italiana. A Bell’Itália também foi responsável pelo desenvolvimento dos materiais de ensino e treinamento aos docentes.

Para a professora Janaína Nakamura, 35 anos, que leciona na EMEB Luiz Gushiken, no Parque Hawai, a formação em italiano a ajudou a realizar o sonho de aprender um novo idioma. “Fiquei completamente encantada com a proposta. Além de os professores terem a possibilidade de aprender uma nova língua, podemos construir esse aprendizado com os nossos alunos”, explicou. Desta forma, a docente passou a lecionar para os alunos do 4º ano da EMEB Profª Sylvia Marilena Fantacini Zanetti, no bairro Jordanópolis. As aulas ocorrem todas às terças, às 15h.

Janaína explica que o foco é levar o conhecimento tanto sobre o idioma quanto sobre a cultura. A docente enfatiza, inclusive, a grande influência dos imigrantes italianos na formação de São Bernardo, bem como trazendo à cidade mão de obra e iniciativa em alguns segmentos como, por exemplo, as carvoarias, as olarias, as serrarias e fábricas de móveis. “Levar esta vivência, ao mesmo tempo, amplia o conhecimento cultural destes alunos e permite que as experiências vividas na cidade ganhem mais sentido, além de favorecer o conhecimento de uma língua estrangeira”, disse.

O aluno Breno Celiberto Moreira de Souza, 10 anos, disse que é uma de suas aulas prediletas. “Sempre quis aprender um novo idioma. O inglês é muito legal, mas gostei muito do italiano”, disse. A mãe do estudante, Stefany Celiberto, 30 anos, gostou da iniciativa da Prefeitura. “Acho interessante meu filho ter aulas de italiano. É importante inserir as crianças em outras culturais. O contato precoce com outros idiomas facilita a expressão e cria diversos conhecimentos. Fiquei admirada dele conseguir cantar a música ‘La bella polenta’ sozinho, pronunciando muito bem a língua italiana”, afirmou.

Além da EMEB Profª Sylvia Marilena Fantacini Zanetti, as aulas de italiano são oferecidas nas seguintes escolas: Ítalo Damiani (Taquacetuba), Luiza Maria de Farias (Jardim Silvina), Marly Buissa Chiedde (Jardim Nossa Senhora de Fátima), Olegário José Godoy (Montanhão), Prof. Waldemar Canciani (Parque Imigrantes) e Viriato Correia (Rudge Ramos).

INCREMENTO – O prefeito Orlando Morando destaca a importância de se incrementar o aprendizado nas escolas em tempo integral. “Trabalhamos todas as possibilidades de aprimoramento, pensando única e exclusivamente na qualificação das nossas crianças. O investimento mais assertivo é sempre a Educação”, afirmou.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, responsável por trazer a parceria com a Bell’Itália ao município ressalta a relevância da iniciativa. “Aprender uma nova língua traz diversos benefícios na capacitação escolar. Além dos estudo do idioma, o conhecimento sobre a cultura amplia as experiências dos alunos, mostrando também que a Itália é um país novo, multicultural e moderno”, disse.

A secretária de Educação, Sílvia Donnini, afirma que a oportunidade oferece mais do que a experiência linguística. “Este aprendizado contribui para que a criança desenvolva a habilidade comunicativa tanto em português como em italiano. E quanto mais confiança o aluno desenvolve, mais se reconhece como um cidadão do mundo”, finalizou.

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