Mais de 230 pessoas prestigiam a 1ª Feira de Troca de Brinquedos de 2019
Evento, que tem o objetivo de incentivar o comportamento solidário e sustentável, atraiu 130 crianças ao Parque Salvador Arena, no Rudge Ramos
- Data: 25/02/2019 16:02
- Alterado: 25/02/2019 16:02
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo promoveu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, a 8ª edição da Feira de Troca de Brinquedos e Livros Infantis. O evento – o primeiro de 2019 – contou com mais de 230 pessoas, sendo que 130 delas eram crianças. Os pequenos realizaram a troca de diversos itens no teatro do Parque Salvador Arena, no Rudge Ramos.
Desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, com o intuito de promover a reflexão sobre o consumo e geração de resíduos, incentivar a criatividade e protagonismo infantil, além de propiciar um espaço para o livre brincar. Por esta razão, o evento tornou-se um grande um sucesso desde sua primeira edição. No evento de domingo, participaram crianças e pré-adolescentes com idades entre 11 meses a 14 anos, de diversos bairros da cidade.
Morador do Jardim Irajá, o analista de suporte Anderson Moreira Oliveira, 37 anos, levou o filho Eduardo, de 5 anos, pela primeira vez à Feira. “A cada aniversário dele, o incentivamos a doar os brinquedos usados para entidades assistenciais. Neste ano, ao saber da Feira de Trocas, eu e minha esposa optamos por uma atitude diferente: estimular a troca e a interação com outras crianças. Foi uma atividade muito positiva”, afirmou.
Para o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Dr. José Gobbis Pagliuca, a iniciativa tem cumprido seu papel. “O intuito aqui é incentivar o comportamento solidário e o protagonismo nas crianças, bem como o desenvolvimento da visão sustentável nos pais. Em vez de jogar fora os brinquedos que seus filhos enjoaram, os pais podem incentivar a troca com outras crianças. Geramos atitudes positivas: outros pequenos podem se alegrar com esses ‘novos’ brinquedos e, assim, evitamos que o destino desses itens sejam o lixo”, explicou.
Para participar, é preciso levar itens em ótimas condições para que as crianças possam brincar. O objetivo da feira é deixar os pequenos à vontade para realizarem a troca, sem atribuir o valor monetário para cada objeto. Tanto que o adulto não pode interferir no processo. No evento, é levado em conta apenas a vontade e a percepção de valor em cada criança em relação aos objetos relacionados. Tanto que itens sujos, riscados, quebrados e incompletos não devem ser levados para a feira.