Vereadores de São Bernardo possuem atuação tímida na internet, segundo pesquisa
Agência Socius realizou uma pesquisa detalhada sobre a atuação digital de cada um dos 28 vereadores do município
- Data: 16/10/2019 09:10
- Alterado: 16/10/2019 09:10
- Autor: Redação
- Fonte: assessoria
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
As eleições gerais de 2018 foram marcadas pela influência das redes sociais e da internet. Novos nomes surgiram, com forte atuação digital, em redes como o Facebook, Instagram,YouTube e Twitter, e surpreenderam os políticos tradicionais.
A renovação no Congresso Nacional e também na Assembleia Legislativa de São Paulo foi a maior em muitos anos. Nos cargos executivos não foi diferente, Jair Bolsonaro, de um partido até então nanico e com somente oito segundos de tempo de televisão foi eleito presidente da República. Os governadores eleitos em Minas Gerais (Romeu Zema) e Rio de Janeiro (Wilson Witzel) também utilizaram a internet como principal canal de comunicação com os eleitores.
Esse novo quadro chacoalhou a classe política brasileira. Atualmente, até mesmo os políticos mais tradicionais reconhecem a importância da internet e das redes sociais para se relacionar com eleitores e divulgar suas ideias, bandeiras e realizações.
Os vereadores de São Bernardo do Campo, por outro lado, seguem na contramão do novo cenário político e eleitoral do país e possuem atuação tímida na internet e nas redes sociais, é o que aponta uma pesquisa realizada pela Agência Socius, especializada em comunicação e marketing político digital.
No início de setembro, a Agência realizou uma pesquisa detalhada sobre a atuação digital de cada um dos 28 vereadores do município e o resultado mostra que os parlamentares não conseguem utilizar a internet de forma positiva para divulgar as atividades do mandato e se relacionar com a população.
“De forma geral, a atuação dos vereadores da cidade na internet e nas redes sociais é sofrível. Isso dificulta muito o diálogo com a população, que não vê o trabalho desenvolvido pelo vereador ao longo do mandato e forma o conceito de que ele só aparece para pedir voto”, afirma o consultor de comunicação e marketing político digital Felipe Tonet, responsável pela pesquisa.
Tonet criou uma metologia que chama de Mapa da Atuação Digital e analisa dados de redes sociais, mecanismos de busca, notícias da imprensa e sites próprios dos políticos. “A intenção da pesquisa é ter um parâmetro entre os vereadores do próprio município e assim poder comparar a atuação de cada um”, ressalta.
Em uma escala com 100 pontos possíveis, nenhum dos vereadores da cidade alcançou a metade da pontuação. Os três mais bem colocados foram Mauro Miaguti (42), Estevam Camolesi (35) e Pery Cartola (35).
“O que se percebe é que os vereadores utilizam as redes sociais como um canal de divulgação de compromissos. Os conteúdos possuem pouco interesse público e não conseguem furar a bolha de militantes e apoiadores. Eles estão falando somente com os já convertidos”, define o consultor.
“Os vereadores de São Bernardo não se adequaram a essa nova realidade da comunicação política. Cada vez mais as pessoas querem interagir, conversar, saber o que o político pensa”, finalizou Felipe Tonet.
O nome do ex-presidente da Câmara dos Vereadores de São Bernardo do Campo, Ramon Ramos, foi excluído da pesquisa.