Terminal São Bernardo do Campo da EMTU recebe o CVV para o Setembro Amarelo
A proposta do Centro de Valorização à Vida (CVV) é conversar abertamente com os passageiros para alertar sobre o suicídio, que atualmente atinge os mais jovens
- Data: 14/09/2019 09:09
- Alterado: 14/09/2019 09:09
- Autor: Redação
Crédito:Divulgação
A conversa e a atenção aos sinais demonstrados no dia a dia podem ser ferramentas fundamentais para prevenir o suicídio. Para conscientizar os passageiros do Terminal São Bernardo do Campo neste Setembro Amarelo, a EMTU/SP promove uma ação em parceria com o Centro de Valorização à Vida (CVV) na próxima segunda (16) e terça-feira (17), das 10h às 14h.
Voluntários do CVV distribuirão laços amarelos e panfletos sobre a importância de se falar abertamente a respeito da prevenção desse ato.
As atividades do grupo no terminal incluem orientações dos voluntários sobre como prevenir esse atentado à vida, além do atendimento das pessoas que se sentirem à vontade em conversar sobre suas angústias.
Também será divulgado o trabalho realizado pela instituição e os canais de contato para quem necessita de ajuda e deseja conversar com um voluntário.
De acordo com o CVV, a cada 45 minutos um brasileiro se suicida e a maior parte dos casos atinge a população mais jovem. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016 o suicídio foi a segunda principal causa de morte de jovens em todo o mundo. No Brasil, estudos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicados em abril deste ano, apontam o crescimento de 24% dos casos de suicídio entre pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos.
Além das ações programadas para o início da próxima semana, haverá outros dois eventos que abordarão o assunto. Nos dias 24 e 25, o CVV estará no Terminal São Mateus da EMTU/SP.
Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio
A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a OMS instituíram em 2003 o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, data em que 70 países promovem ações de conscientização. No Brasil, CVV, Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) criaram em 2015 a campanha Setembro Amarelo, em referência à data.