Em São Bernardo, animação de aluno do CAV é selecionada para festival na França

Entre 470 curtas-metragens inscritos, o curta “Linha” foi um dos 19 selecionados na 16ª edição do “Concours de Courts"

  • Data: 11/04/2019 17:04
  • Alterado: 11/04/2019 17:04
  • Autor: Kati Dias
  • Fonte: PMSBC
Em São Bernardo, animação de aluno do CAV é selecionada para festival na França

Crédito:Divulgação PMSBC

Você está em:

Produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para o curso da Animação do Centro de Audiovisual (CAV) de São Bernardo, o curta-metragem em animação “Linha”, dirigido pelo aluno Francisco Lira, foi um dos selecionados para a 16ª edição do “Concours de Courts”, tradicional Festival de Curta Metragem realizado na cidade de Toulouse, na França.

Entre os 470 curtas-metragens inscritos no evento, 19 foram selecionados e disputam quatro prêmios: melhor curta francês, melhor curta internacional, prêmio especial do júri e curta do coração do público. O curta brasileiro produzido pelo aluno do CAV disputa as três últimas premiações. Além deste trabalho, outro curta do País indicado foi Bora, de Barbara Defanti.

Formado em Rádio, TV e Internet pela Universidade Metodista, Francisco Lira, 27 anos é morador do Jardim das Orquídeas e formou-se recentemente em Animação pelo CAV. O curta “Linha” tem 3 minutos e 12 segundos e conta a história de dois homens que não se conhecem e moram na mesma comunidade. Na animação é retratado o dia a dia de cada um e a forma de como a vida deles se cruzam.

A técnica de animação utilizada foi o Tradigital, que é a animação feita frame a frame por computador. “Fizemos o uso da técnica de rotoscopia, que consiste em “desenhar por cima” de imagens gravadas ou fotografias captadas pelos próprios integrantes do grupo. Também foi utilizado o rigging de personagens e animação por interpolação via o software After Effects”, afirmou. Além de Lira, a produção do curta contou com os estudantes Iago Ferreira, 22 anos, Isabelle Puertas, 21 anos e Rogério Martins, 22 anos.

REFERÊNCIA EM AUDIOVISUAL – Jarbas Valim, 50 anos, coordenador de produção e apoio a projetos do CAV, destaca a importância de mais uma indicação de um aluno da instituição em festivais nacionais e internacionais. “O objetivo do CAV é formar e encaminhar alunos para o mercado audiovisual e fomentar esse segmento em São Bernardo. Essa indicação demonstra que o CAV vem se fortalecendo e se tornando um centro de referência em audiovisual no País”, disse.

O CAV é um programa desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo por meio de convênio com o Ministério da Cultura. O objetivo é investir em mão de obra especializada para o desenvolvimento da indústria de produção audiovisual em São Bernardo, contribuindo para o processo de revitalização do Complexo de Estúdios Vera Cruz e a geração de outra cadeia econômica para a cidade.

Compartilhar:

  • Data: 11/04/2019 05:04
  • Alterado:11/04/2019 17:04
  • Autor: Kati Dias
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados