VI Festival Internacional de teatro para bebês
Com realização do Grupo Sobrevento, a sexta edição do primeiro olhar tem como tema a memória dos bebês e vai reunir, além de grupos brasileiros, companhias vindas da Espanha
- Data: 03/07/2017 09:07
- Alterado: 03/07/2017 09:07
- Autor: Redação
- Fonte: Grupo Sobrevento
Crédito:reprodução
O primeiro olhar – VI festival internacional de teatro para bebês acontece de 1 a 23 de julho de 2017, aos sábados às 11h e às 14h, no Clac – Centro Livre De Artes Cênicas de São Bernardo Do Campo (Praça São José, 240 – Baeta Neves) e aos domingos às 14h e às 16h, no espaço sobrevento (Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca), em São Paulo. As apresentações têm entrada franca. Os ingressos podem ser reservados pelo e-mail [email protected]
Além de espetáculos, estão programadas uma mesa-redonda e uma oficina, direcionadas a artistas e pesquisadores.
Com realização do Grupo Sobrevento, a sexta edição do primeiro olhar tem como tema a memória dos bebês e vai reunir, além de grupos brasileiros, companhias vindas da espanha, para apresentar os espetáculos a gruta da garganta (cia la casa incierta) e caminhos (títeres de maría parrato). Representando o brasil, o festival traz a estreia nacional do espetáculo ser você e ainda ser eu (grupo mão na luva) e o grupo sobrevento, que apresenta terra.
O projeto é realizado pelo programa de ação cultural, da secretaria de estado da cultura, e conta com o apoio da prefeitura De São Bernardo Do Campo.
Programação
Espetáculos
Cia. La casa incierta | espanha
Espetáculo a gruta da garganta
1 de julho, às 11h e às 14h – Clac São Bernardo Do Campo
2 de julho, às 14h e às 16h – espaço sobrevento – são paulo
Espetáculo teatral lírico para crianças de 0 a 6 anos de idade. Baseado na pesquisa sobre a gênese da linguagem do ser humano, do balbucio ao canto lírico, o espetáculo investiga a relação íntima do ser humano com a sonoridade vocal e suas intenções comunicativas. As atrizes e cantoras partem para uma aventura por dentro do corpo, percorrendo o caminho poético do ser humano, quando começa a falar. A encenação conta com músicas especialmente compostas pelo ucraniano mikhail studyonov.
Ficha técnica do espetáculo: direção e dramaturgia: carlos laredo /
Interpretação: clarice cardell, mikhail studyonov e aida kellen
Grupo sobrevento | sp brasil
Espetáculo terra
8 de julho, às 11h e às 14h – Clac São Bernardo Do Campo
9 de julho, às 14h e às 16h – Espaço Sobrevento – São Paulo
Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota terra. Desenterra os seus segredos, que são as coisas pequenas de que é feita a vida. Inspirado na ideia de que as crianças costumam enterrar objetos e coisas que lhes são significativas, o texto fala de memória, dos laços afetivos, do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano.
Ficha Técnica: texto, interpretação e direção geral: sandra vargas /
Cenografia: liana yuri e sueli andrade / direção musical: josé roberto crivano / iluminação: renato machado/ preparação corporal: sueli andrade / figurinos: j. E. Tico
Cia. Títeres de maría parrato| espanha
Espetáculo caminhos
15 de julho, às 11h e às 14h – Clac São Bernardo Do Campo
16 de julho, às 14h e às 16h – Espaço Sobrevento – São Paulo
Este espetáculo fala da transformação, da força que reside na fragilidade e da resistência que existe em todos nós, para as mudanças.
Pedras ignoradas, folhas mortas, caracóis e sementes que nos esperam em nosso caminho, para nos fazer lembrar que viemos ao mundo para sonhar.
A companhia títeres de María Parrato já se apresentou em toda a espanha e em muitos países da europa, ásia e américa. Tem recebido inúmeros prêmios nos tantos festivais pelos quais passou. Em 2016, recebeu o premio nacional de teatro da espanha.
Ficha técnica do espetáculo: interpretação: maria jose frias / direção:
Carlos laredo / direção artística e produção: títeres de maría parrato
Grupo mão na luva | sp_brasil
Espetáculo ser você e ainda ser eu
22 de julho, às 11h e às 14h – clac são bernardo do campo
23 de julho, às 14h e às 16h – espaço sobrevento – são paulo
Três atrizes encenam de forma poética a trajetória de nascer, crescer e tornar-se outro. Criada a partir da experiência da maternidade, da observação das relações entre bebês e cuidadores e principalmente do que queremos vivenciar com este público, a encenação delicada e sensível dá-se por meio de objetos simples em um cenário onde acontecem cenas carregadas de poesia.
Fundado em 2004, o grupo é formado por Giuliana Pellegrini – atriz, arte-educadora e pesquisadora da educação voltada para a primeira infância -, Fernanda Tessaro – atriz e estudante de pedagogia -, Catarina Pellegrini – atriz mirim -, J.E.Tico – músico e arte-educador -, e Iara Ungarelli – musicista, arte-educadora e criadora do projeto “sensível” – sensibilização musical para bebês.
Ficha Técnica Do Espetáculo: Criação E Direção Colaborativa: Mão Na Luva / Elenco: Giuliana Pellegrini, Fernanda Tessaro, Catarina Pellegrini / Músicos: Iara Ungarelli (Viola De Gamba) E J. E. Tico
(Percussão) / Concepção Musical: Iara Ungarelli E J. E. Tico /
Figurinos: J. E. Tico E Duda Ohoe / Cenário E Adereços: Giuliana Pellegrini, Fernanda Tessaro E Duda Ohoe / Preparação Corporal: Marília Savarego
Atividades paralelas
Mesa-redonda_ o ator diante do bebê – com a cia. Títeres de maría parrato (esp) e grupo sobrevento
14 de julho, às 20h – espaço sobrevento – são paulo
Oficina_ folhas, pedras e mãos: em busca do primeiro olhar na criação teatral – com a cia. Títeres de maría parrato (esp)
17, 18 e 19 de julho, das 19h às 22h – espaço sobrevento – são paulo
Inscrições: envio de carta de interesse para [email protected]
Os criadores do projeto
O primeiro olhar é uma mostra idealizada pelo grupo sobrevento e pela companhia la casa incierta, parceiros há doze anos na iniciativa de desenvolver um teatro para bebês no brasil. É dos dois a curadoria desta mostra, realizada pelo grupo sobrevento e pelo proac – programa de ação cultural da secretaria de estado da cultura, com o apoio da prefeitura municipal de são bernardo do campo, por meio de sua secretaria de cultura.
O grupo sobrevento é uma das companhias brasileiras de teatro que mais se apresentam no exterior. No brasil, realizou diversos eventos internacionais e faz a curadoria de muitos festivais internacionais de teatro e de teatro de animação, sua especialidade. Tem renome internacional e uma carreira sólida de 30 anos. Tem recebido prêmios ou indicações para prêmios (mambembe, apca, shell e estímulo) e críticas elogiosas que destacam principalmente o aspecto da pesquisa e a inovação em cada montagem. Realiza, em parceria com a cía. La casa incierta, desde 2010 (2010, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017), a mostra primeiro olhar – festival internacional de teatro para bebês, em são bernardo do campo. Em 2011, realizou o primeiro teatro: i ciclo internacional de teatro para bebês, em brasília e no rio de janeiro.
La casa incierta é precursora do teatro para bebês na espanha e direciona seu trabalho a este público há 15 anos. Realizou oito ciclos internacionais de teatro para bebês em seu país. Seu diretor, carlos laredo, dirigiu por 10 anos o festival teatralia, um dos maiores eventos de artes para crianças da europa, e também ocupou a direção da rede de teatros de madri. É parceira do sobrevento na criação e realização das mostras primeiro teatro e primeiro olhar e organiza em brasília, ainda este ano, a quarta edição do primeiro olhar naquela cidade.
Serviço
Primeiro olhar – vi festival internacional de teatro para bebês
Clac – centro livre de artes cênicas. Praça são josé, 240 – baeta neves – são bernardo do campo – telefone: (11) 4125-0582.
Espaço sobrevento. Rua coronel albino bairão, 42 – a 2 quadras do metrô bresser-mooca, são paulo. Telefone: (11) 3399-3589.
Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais e contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê.
Duração: os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos.
Capacidade e recomendação: 80 lugares – destinam-se a um bebê com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes, por sessão.
Ingressos gratuitos, distribuídos uma hora antes de cada sessão (no clac) e meia hora antes de cada sessão, no espaço sobrevento. É recomendável fazer reserva pelo e-mail [email protected]
Ficha técnica do festival
Realização E Direção De Produção: Grupo Sobrevento Curadoria: Grupo Sobrevento / La Casa Incierta Produção Executiva: Maurício Santana
Iluminação: Marcelo Amaral Coordenação De Palco E Montagem: Agnaldo Souza Monitoria: Agnaldo Souza, Giuliana Pellegrini, J. E. Tico Programação Visual: Marcos Corrêa/Ato Gráfico Assessoria De Imprensa: Grupo Sobrevento Fotos: Marco Aurélio Olimpio