121 propostas aprovadas na Conferência de Saúde de São Bernardo
IX Conferência Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo também elegeu 20 delegados para a VII Conferência Estadual
- Data: 22/06/2015 17:06
- Alterado: 16/08/2023 18:08
- Autor: Helder Coelho
- Fonte: PMSBC
Encerramento da IX Conferência Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo
Crédito:Valmir Franzoi
A IX Conferência Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo, realizada nos dias 20 e 21 de junho na sede do Cajuv, aprovou 121 propostas e elegeu 20 delegados para a VII Conferência Estadual. O tema central foi “Saúde pública e de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.
A secretária de Saúde, Odete Gialdi, considerou que a Conferência Municipal foi “extremamente positiva”, não só por ter reunido mais de 300 pessoas, entre delegados e convidados, mas também por ter conseguido apresentar conjunto de propostas para temas estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Conferência de Saúde de São Bernardo demonstrou o amadurecimento do SUS em nosso município. As discussões permitiram abordar questões que visam à ampliação do acesso à saúde e preparar a cidade para os novos desafios nessa área”, afirmou Odete. A secretária ressaltou que os delegados debateram com profundidade os principais problemas de saúde e enfatizaram a importância de garantir os direitos dos usuários.
Participaram da conferência 272 delegados, sendo 136 representando usuários, 68 trabalhadores da saúde e 68 gestores e prestadores de serviços.
As propostas debatidas na Conferência de Saúde foram resultado das discussões feitas nas 13 pré-conferências realizadas em São Bernardo entre os dias 4 e 21 de maio, e que contaram com a participação de 879 pessoas.
Alguns dos temas discutidos foram o financiamento do SUS, a participação social da população e o atendimento em especialidades médicas.