Pentacampeão Cafu participa de projeto em São Bernardo
O Projeto Cidade Responsável São Bernardo do Campo recebeu o pentacampeão de futebol Cafu na quarta, dia 24 de agosto, na Fundação Criança, em São Bernardo.
- Data: 26/08/2016 16:08
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Identite
Crédito:
Cafu falou com cerca de 500 jovens da instituição sobre sua trajetória no futebol e sobre a importância do consumo responsável de bebidas alcoólicas. “A campanha do Projeto Cidade Responsável contra o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos é maravilhosa. O maior exemplo vem de dentro de casa, os pais precisam dialogar com seus filhos. Os pais são o principal espelho para seus filhos, temos a obrigação de dar exemplo. A correção começa dentro de casa. É preciso incentivar os filhos a ter uma vida sadia, dedicada ao esporte e à cultura. É isso que nós queremos para nossas crianças. Que eles se tornem cidadãos e sejam futuros transformadores de nosso país”, afirmou Cafu.
O encontro foi umas das atividades do Projeto Cidade Responsável, realizada pela CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja) – entidade formada pela Ambev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e HENEKEN Brasil – apoiada pela prefeitura de São Bernardo do Campo.
O Projeto visa orientar sobre a importância da proibição do consumo de álcool por menores de 18 anos, já determinado em lei como crime, e tem por base seis pilares: educação, saúde, comunidade, compra e consumo, comunicação e parcerias.
“O objetivo da atividade é trazer uma celebridade reconhecida para sensibilizar os adolescentes sobre a importância da prevenção do consumo de álcool por menores de 18 anos, o que é a principal frente de ação do Projeto Cidade Responsável”, afirma Paulo Petroni, diretor executivo da CervBrasil.
CAFU
Marcos Evangelista de Morais, o Cafu, é considerado um dos maiores laterais direitos da história do futebol. Em 2004, ele foi apontado em uma lista feita por Pelé como um dos 125 maiores jogadores de futebol vivos. Ele é o atleta masculino recordista de jogos pela Seleção Brasileira, com 149 partidas. Fez parte das equipes vencedoras das Copas do Mundo de 1994 e 2002, além das copas de 1998 e 2006.
Atualmente, o atleta é o responsável pela Fundação Cafu, uma entidade sem fins lucrativos, geradora de oportunidades de desenvolvimento que atua no combate à desigualdade social. Propõe um atendimento sócio educativo para cerca de 630 crianças e jovens de baixa renda com idades entre 4 a 17 anos e 11 meses e 279 pessoas acima de 18 anos, com cursos profissionalizantes.
PROJETO CIDADE RESPONSÁVEL SÃO BERNARDO DO CAMPO
O projeto Cidade Responsável vem sendo colocado em prática em São Bernardo desde o início de 2015. Para alcançar o público-alvo, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo – possui ações em seis pilares: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação.
O projeto foi lançado em novembro de 2014 no município do Grande ABC, e desde então o Projeto Cidade Responsável tem interagido com jovens entre 13 a 17 anos levando a mensagem da importância do não consumo de bebidas alcoólicas antes dos 18 anos, considerado prejudicial à formação do adolescente. Outros pontos discutidos referem-se à importância do consumo moderado por adultos e ao diálogo constante entre pais e filhos sobre o tema.
Atualmente o Projeto Cidade Responsável passa por uma segunda fase de implementação em São Bernardo, dessa vez integrado ao “Programa Latino-americano de Prevenção à Violência e Redução da Criminalidade” da Organização de Estados Americanos (OEA).
FUNDAÇÃO CRIANÇA
Instituída em novembro de 1998 e atendendo à normativa da Lei 8069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente, a Fundação Criança de São Bernardo do Campo é uma fundação pública municipal com missão, diretrizes e objetivos focados na defesa de crianças, adolescentes e jovens. A Fundação Criança possui uma diversidade de projetos como o “Lanche Escola”, “Contando História” e “Programa Reencontro”, e tem capacidade para atender 400 crianças num espaço de 36 mil metros quadrados, com parque infantil, quadras poliesportivas e espaços culturais.