Festival de Teatro para Bebês prossegue em São Bernardo
Com entrada livre, o IV Festival Internacional de Teatro para Bebês é voltado para crianças na primeira infância
- Data: 20/08/2015 09:08
- Alterado: 16/08/2023 12:08
- Autor: Aglaupe Grana
- Fonte: PMSBC
Espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos
Crédito:
As mamães de São Bernardo têm uma ótima opção de lazer para seus bebês neste mês. O IV Festival Internacional de Teatro para Bebês, que teve início dia 15, prossegue até 30 de agosto, no Clac (Centro Livre de Artes Cênicas), no Bairro Baeta Neves. Com entrada livre, o evento é voltado para crianças na primeira infância (de seis meses a três anos).
Luiz André Querubini, um dos coordenadores da mostra, conta como surgiu a ideia de criar um festival de teatro para esse público específico. “Há uns 10 anos, eu e minha esposa sempre viajávamos para outros países em busca de novas maneiras de fazer arte. Foi assim que conhecemos um grupo que há 30 anos trabalha com o teatro focado nos bebês. A partir daí nos aproximamos da companhia, fomos conhecendo mais sobre o assunto e resolvemos iniciar a mostra aqui no Brasil.”
Segundo o coordenador, que também é diretor de uma das apresentações, existe um preconceito quanto ao que é teatro para bebês. Em sua opinião, é um equívoco achar que a criança não entende o espetáculo. “Os bebês são totalmente capazes de sentir a profundidade do teatro. Eles têm um olhar puro e sensível e podem sentir as sensações que são apresentadas no palco.” E completa: “o teatro busca contato poético com as crianças, que têm capacidade de compreensão”.
Ao todo, estão se apresentando na Mostra 24 peças, duas exposições interativas e duas oficinas de teatro para bebês. Além de grupos brasileiros, também participam companhias vindas da Espanha, Uruguai e Dinamarca.
O evento, uma realização do Grupo Sobrevento e La Casa Incierta, tem o apoio da Prefeitura de São Bernardo.
Os espaços do Clac foram adaptados para receber os bebês e seus pais e contam com assentos especiais, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê. No total, são 80 lugares, que se destinam, cada um, a um bebê de 6 meses a 3 anos de idade com um acompanhante adulto.
Os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos. Os ingressos, gratuitos, são distribuídos uma hora antes de cada sessão. É recomendável fazer reserva pelo e-mail [email protected].
PROGRAMAÇÃO:
Caixa do Elefante | RS_Brasil
Espetáculo CUCO
22 de agosto, às 11h e às 14h
Grupo Sobrevento | SP_Brasil
Espetáculo Bailarina
23 de agosto às 11h e às 14h
Teater Nordkraft/ Lisa Becker e Claus Carlsen | Dinamarca
Espetáculo Fascinado Por Maçãs
29 de agosto às 11h e às 14h
Cia. Studio Sereia | DF_Brasil
Espetáculo O Farol
30 de agosto às 11h e às 14h
Oficina: Criando um espetáculo para Bebês, com Sandra Vargas (Sobrevento – Brasil).
De 17 a 21 de agosto, das 9h às 13h
SERVIÇO:
Primeiro Olhar – IV Festival Internacional de Teatro para Bebês
15 a 30 de agosto
Local: CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas.
Praça São José, 240 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo.
Telefone: (11) 4125-0582.