Marinho prestigia exposição de trabalhos feitos por população de rua

Mostra poderá ser visitada no saguão do Paço Municipal até 31 de agosto

  • Data: 12/08/2015 09:08
  • Alterado: 16/08/2023 12:08
  • Autor: Marco Borba
  • Fonte: PMSBC
Marinho prestigia exposição de trabalhos feitos por população de rua

Marinho prestigia exposição de trabalhos feitos por população de rua

Crédito:Valmir Franzoi

Você está em:

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, prestigiou nesta terça-feira (11), no saguão do Paço Municipal, a abertura da Exposição Centro Pop, que reúne trabalhos desenvolvidos nas oficinas culturais oferecidas à população de rua pelo Centro Pop (Centro de Referência Especializado em Atendimento para a População em situação de Rua), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc). A exposição acontece até o dia 31 deste mês.

A cerimônia foi marcada pela emoção. Um dos atendidos pelo programa de acolhimento da Sedesc, e que passou sete anos nas ruas em razão do alcoolismo, chorou ao ser cumprimentado pelo chefe do Executivo por estar participando do processo de reintegração social.

“Nosso desejo é que, após passarem por esse processo de reinserção social, vocês restabeleçam o elo com a família. Sabemos que é um processo árduo, mas é preciso perseverar. Cada cidadão que se liberta do vício é motivo de orgulho para todos nós”, disse Luiz Marinho. O prefeito também parabenizou o trabalho da equipe de acolhimento do Centro Pop.

Para Márcia Barral, titular da Sedesc, a participação dos acolhidos nas oficinas os ajuda a criar novos laços de amizade e a romper as barreiras do preconceito. “Esse trabalho (as oficinas) os ajuda a recuperar a autoestima e isso é fundamental para saírem da situação de rua”.

A mostra visa auxiliar o fortalecimento da autoestima dos usuários dos serviços, romper barreiras culturais, sociais e econômicas sobre a população em situação de rua e proporcionar o protagonismo deste segmento nos diversos espaços públicos da cidade. No mês passado, por exemplo, um dos grupos participou da oficina de pipas voltada ao público infantil na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro. No evento, os moradores de rua ensinaram a garotada a confeccionar os brinquedos.

Além das pipas, a exposição reúne trabalhos feitos nas oficinas culturais, como enfeites de Natal, bolsas de crochê, almofadas, tapeçaria e porta-lápis feitos produzidos com garrafas PET.

SERVIÇO – A Exposição Centro Pop fica no saguão da Rede Fácil, no Paço Municipal (Praça Samuel Sabatine, 50, Centro), de 11 a 31 de agosto.

Compartilhar:
1
Crédito:Valmir Franzoi
1
Crédito:Valmir Franzoi Marinho prestigia exposição de trabalhos feitos por população de rua

  • Data: 12/08/2015 09:08
  • Alterado:16/08/2023 12:08
  • Autor: Marco Borba
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados