Caravana leva conselheiros do OP a diversos pontos de São Bernardo

Dois ônibus seguiram trajeto para as demandas eleitas no Orçamento Participativo 2017/2018 da cidade e passaram por obras em andamento

  • Data: 27/06/2016 08:06
  • Alterado: 27/06/2016 08:06
  • Autor: Niceia de Freitas
  • Fonte: PMSBC
Caravana leva conselheiros do OP a diversos pontos de São Bernardo

Crédito:Raquel Toth

Você está em:

Os conselheiros titulares e suplentes do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018 de São Bernardo tiveram a oportunidade de conhecer locais da cidade que não tinham ideia que existiam e nem em que condições a população vive. Além desses eles passaram também por regiões mais conhecidas e as próprias, onde moram. O programa foi realizado por meio da Caravana das Prioridades, nas manhãs de sábado e domingo (25 e 26), em dois ônibus, que percorreram as 20 regiões em que o OP é dividido para as demandas que foram eleitas durante as plenárias deliberativas do processo de participação do atual governo.

“Este momento é muito importante porque vendo os locais, temos uma visão mais ampla da real necessidade para todas as regiões e não ficamos limitados em considerar somente o que está do nosso lado, no nosso bairro. Mas também nos dá argumentos para debater, defender e negociar as sugestões que fizemos para serem incluídas no orçamento da cidade para o próximo ano”, disse a experiente conselheira Maricélia Braga da Silva, reeleita para a Região S (Riacho Grande e bairros vizinhos) para o próximo mandato de dois anos.

O processo surpreende também quem está chegando e participando pela primeira vez. Representante da Região E (Centro e adjacências), Cristiane de Abreu Palma, moradora do Jardim Maria Cecília, está estreando na função. Para chegar a este estágio teve que percorrer um longo caminho de mobilização e conscientização junto à comunidade, já que o seu bairro não tinha histórico de participação no OP.

“Fizemos muitas reuniões nos bairros para mostrar que se quiséssemos algo teríamos que nos unir. E deu certo, conseguimos levar mais de 130 pessoas para a plenária deliberativa e aprovamos as nossas demandas. Mas, para isso, fizemos movimentos nos bairros, que reuniram mais de 400 participantes. Agora, como conselheira eleita, vou batalhar para as nossas conquistas, embora eu tenha consciência de que há também outras necessidades, como pudemos observar na caravana destes dois dias”.

Para todos – Maricélia e Cristiane representam dois universos, mas com objetivos comuns. Eleitas para o Conselho Municipal do Orçamento (CMO) de São Bernardo, elas têm o papel de definir quais obras entrarão na peça orçamentária. São 20 titulares e 20 suplentes. Para serem incorporadas, no entanto, ainda vão ser verificados custos e viabilidades técnicas junto com as secretarias municipais. A perspectiva é a de que as definições estejam concluídas até o final de julho.

“É comum nós querermos e vermos as melhorias para o nosso bairro, para a nossa rua. Mas o governo é para toda a cidade e temos que ver a necessidade e a importância para o coletivo. Essa caravana nos dá uma ideia da transformação que a cidade vem passando e das conquistas da própria população em função desse jeito de governar da atual administração ouvindo a população”, disse a secretária de Planejamento e Orçamento Participativo, Nilza de Oliveira. Representantes voluntários das comunidades, os conselheiros desempenham importante papel de contribuição com o governo municipal. Sem receber qualquer recurso financeiro, eles se dispõem a participar das reuniões com a Prefeitura. “Faço questão de comparecer, trabalho durante o dia e venho à noite porque não podemos perder esta chance de indicar as nossas necessidades, já que este governo foi e é o único que oferece esta oportunidade de diálogo e até parceria. E também, como fui eleito, me sinto com a responsabilidade de dar um retorno sobre o andamento e perspectiva para as nossas demandas”, disse o metalúrgico Jessé Pereira dos Santos, a Região C (Paulicéia/Jordanópolis).

REALIZAÇÃO – Durante o trajeto, a Caravana das Prioridades passou por vários locais das demandas eleitas como a reforma do Velório do Cemitério Baeta Neves, revitalização do Campo do Palmeirinha, reforma da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aldino Pinotti, construção de área de lazer para o Jardim Jussara e construção de um centro cultural no Riacho Grande, entre outras. Além de conhecer melhor as prioridades de cada uma das regiões, eles também puderam ver obras que estão em andamento na cidade com explicações de representantes do governo municipal.

“Esta avenida, a Nelson Mandela, é a Antiga Amazonas que foi toda pavimentada e que não chegava até a Luiz Pequini”, disse Evanilton Ferrari, diretor do Departamento de Vias Públicas. Em outro ponto ele complementou: “estas são parte da obra do Corredor Leste-Oeste, que inclui este viaduto (da Praça dos Bombeiros) ainda com o alargamento desta avenida (Luiz Pequini)”.

A caravana foi acompanhada por agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal (GCM), além de carro de apoio.

A participação cidadã é compromisso e marca de governo, desde o primeiro mandato da atual gestão, em 2009. “Este processo democrático e transparente de administrar resultou em importantes conquistas para a cidade. Obras e serviços concluídos ou em andamento tiveram origem nas discussões públicas, espaços e processos que acolhem as diferenças, constroem consensos e promovem a cidadania”, disse Nilza. Durante as plenárias deliberativas OP 2017/2018 – realizadas de 2 de maio a 1 de junho –  foram eleitas 67 demandas.

Compartilhar:

  • Data: 27/06/2016 08:06
  • Alterado:27/06/2016 08:06
  • Autor: Niceia de Freitas
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados