Exposição ‘Portões que Falam’ aproxima arte do público de São Bernardo
Mostra, na Pinacoteca, é elaborada por grupo comunitário e conta com diversas modalidades artísticas: fotografia, grafismo, estamparia e escultura
- Data: 28/04/2016 16:04
- Alterado: 28/04/2016 16:04
- Autor: Aglaupe Grana
- Fonte: PMSBC
Crédito:Valmir Franzoi
A Pinacoteca de São Bernardo, no Jardim do Mar, recebe, a partir de sábado (30), às 17h, a exposição ‘Cuiabá 153 e Portões que Falam’. A mostra reúne 54 artistas da região do ABC e de São Paulo com produção focada na temática indígena.
A mostra ‘Cuiabá 153’ nasceu em 2009, quando a artista Sueli de Moraes convidou alguns artistas recém-formados para “ocupar” sua casa, que logo se transformou num suporte de arte, receptora de todos os formatos. Todos os móveis da parte térrea foram retirados e a residência ganhou “ares” de galeria. O nome da mostra se refere ao endereço da casa: Rua Cuiabá, número 153.
Em sua 3º edição, o ‘Cuiabá 153’ foi convidado por um grupo francês para o ‘Janelas que Falam’, projeto incentiva a exposição na rua de manifestações artísticas. Adaptado à realidade brasileira, nasceu, então, o ‘Portões que Falam’.
Estão incluídas na ‘Cuiabá 153 e Portões que Falam’, em exposição até 28 de março na Pinacoteca, diversas modalidades de manifestações artísticas, como em telas, e usando fotografia, grafismo, estamparia, escultura e instalações.
Organizadora do projeto, Sueli de Moraes explica que o objetivo é aproximar o público ainda mais da arte. “É muito bacana vermos que as pessoas se interessam pelos trabalhos e se aproximam desse universo. Vemos através da arte a transformação na vida das pessoas. Temos, inclusive, um participante que cedeu o portão de sua casa como moldura para as obras.”
Durante a abertura da mostra, às 17h, acontece um coquetel com a presença de artistas expositores. O público também poderá acompanhar uma performance.
SERVIÇO:
Cuiabá 153 e Portões que Falam
De 30/4 a 28/5, de terça à sábado, das 10h às 18h, e quintas, das 10h às 21h.
Pinacoteca de São Bernardo – Rua Kara, 105, Jardim do Mar.