Usuários do CAPS Infantil fazem piquenique no Parque da Juventude
Passeio, batizado de CAPSnique, reuniu cerca de 30 pessoas, entre técnicos do Centro de Atenção Psicossocial, usuários e seus parentes
- Data: 20/05/2015 14:05
- Alterado: 20/05/2015 14:05
- Autor: Vladimir Ribeiro
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Na tarde desta terça-feira (29), um animado grupo formado por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil, seus pais e técnicos da unidade visitou o Parque da Juventude Città Di Maróstica, no Centro de São Bernardo. O passeio, batizado de CAPSnique, reuniu cerca de 30 pessoas e foi realizado para lembrar o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado na segunda-feira (18).
Além de fazer piquenique, os visitantes utilizaram os brinquedos do espaço, andaram de bicicleta e jogaram futebol. “É a primeira vez que venho no parque e gostei muito. Vou pedir para meu pai me trazer novamente”, disse John, um dos usuários da unidade.
O aposentado Carlos Schumacher também estava no parque pela primeira vez. Ele acompanhava o filho, Gabriel, usuário do CAPS. “Notamos que quando a unidade organiza esses passeios, os meninos ficam mais animados e conseguem desenvolver melhor certas atividades, como escrita e fala. A vitória deles é nossa felicidade”, destacou.
Na ocasião também foi realizada uma roda de conversa para debater a importância do tratamento sem internações. “As pessoas ainda têm a ideia de que os tratamentos devem ser nas unidades de saúde, mas hoje temos uma abordagem diferente das intervenções terapêuticas, que prega a inclusão social”, disse Renata Kelly Pereira Canal, responsável pelo CAPS Infantil.
A atividade faz parte do tratamento terapêutico dos usuários do CAPS, que também já fizeram passeios nas bibliotecas, pinacoteca e na Cidade das Crianças. “A socialização e o conhecimento do espaço urbano são necessário para que conheçam a cidade em que vivem. Isso ajuda no desenvolvimento do tratamento”, destacou a responsável.