São Bernardo realiza Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas no Paço Municipal
Exercício coordenado pelo departamento de Urgência e Emergência e Samu reuniu Policias Civil e Militar, GCM, Bombeiros, Ecovias, trânsito, além de equipes de saúde de cidades vizinhas
- Data: 25/08/2022 17:08
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Vivian Rossi
- Fonte: PMSBC
São Bernardo realiza Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas no Paço Municipal
Crédito:Omar Matsumoto
Dentro do calendário de festejos do aniversário de 469 anos, São Bernardo realizou nesta quinta-feira (25/8), o simulado de Incidente de Múltiplas Vítimas (IMV), que ocorreu pela primeira vez na esplanada do Paço Municipal. O treinamento anual é parte obrigatória dos serviços do Samu, de acordo com a portaria federal, nº 2.048 de 2002.
O exercício, idealizado pela secretaria de Saúde e coordenado pelo departamento de Urgência e Emergência e Samu de São Bernardo, também reuniu equipes do Samu de Santo André, São Caetano e Diadema, Polícias Civil e Militar, GCM, Corpo de Bombeiros, Ecovias, departamento de trânsito, indústrias, e contou ainda com o apoio aéreo dos helicópteros Águia, da Polícia Militar, e Pelicano, da Polícia Civil.
Para o prefeito Orlando Morando, que acompanhou a ação, a integração e a reciclagem das equipes de saúde, principalmente daqueles que trabalham com salvamento e resgate, é fundamental para que todos trabalhem de forma sincronizada na preservação de vidas. “Foi uma prática muito dinâmica, muito real e que nos dá a certeza do preparo de nossos profissionais de saúde numa eventualidade em que precisem agir com precisão, como neste caso”, relatou o chefe do Executivo.
SIMULAÇÃO – O evento simulou uma explosão durante uma apresentação musical em uma casa de show, em ambiente fechado, com a ocorrência de um incêndio criminoso em meio ao público de aproximadamente 100 pessoas, onde 30 delas ficam feridas pelos artefatos de fogo e pela correria. Devido à gravidade dos ferimentos, uma das vítimas é removida para o Hospital de Clínicas Municipal pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar.
De acordo com o diretor do departamento de Urgência e Emergência da Saúde de São Bernardo, é imprescindível que cada agência saiba seu papel e que todos realizem ações de forma simultânea para que o incidente seja controlado o mais rápido possível.
“A ideia aqui é que o exercício simule exatamente o que faríamos na prática, com todas as abordagens e atendimento necessários, no local da ocorrência. Equipes do Samu estabilizando e transportando as vítimas, Polícias Militar e Civil e GCM atuando na contenção dos criminosos que causaram o incêndio e na perícia na cena do crime, os Bombeiros controlando e apagando o incêndio gerado no local, e assim por diante”, explicou.
Todo o simulado teve duração de cerca de uma hora e 30 minutos e contou com a participação de cerca de 300 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, estudantes dos cursos de saúde, professores, entre outros profissionais.