Mercedes-Benz promove vacinação contra COVID-19 para seus colaboradores
Doses de reforço da vacina serão destinadas aos colaboradores na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)
- Data: 10/08/2022 16:08
- Alterado: 16/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: Mercedes-Benz
Ação contará com apoio e supervisão da Vigilância Sanitária de Saúde de São Bernardo do Campo
Crédito:Divulgação
A Mercedes-Benz do Brasil, apoiada nos pilares de Responsabilidade Social e empenhada na promoção dos cuidados da saúde de seus colaboradores, oferecerá vacinação contra COVID-19 na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Essa é mais uma ação que se junta com as diversas outras que a Empresa vem adotando como prevenção da doença em seus ambientes produtivos no País.
Com 100% dos seus colaboradores vacinados com a 1ª e a 2ª doses da vacina contra a Covid-19, o objetivo agora é facilitar o acesso às doses de reforço, mantendo a vigilância e o acompanhamento dos números de casos confirmados. As 3ª e 4ª doses da vacina serão oferecidas aos colaboradores na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), nos dias 11 e 12 de agosto, sendo que a distribuição será realizada pela Vigilância Sanitária da prefeitura.
“Estamos em um momento muito mais tranquilo considerando todas as circunstâncias geradas pela pandemia. Mas, não podemos baixar a guarda. Todo esse trabalho de informação contribuiu para que os nossos colaboradores se conscientizassem da importância da vacinação. E, trazer a vacinação para dentro da nossa fábrica, facilitando para as nossas equipes o acesso às doses de reforço, reafirma a nossa preocupação e, acima de tudo, a nossa responsabilidade coletiva no combate a essa pandemia”, comenta Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina.
O avanço da imunização em todo o País reduziu o número de casos de COVID-19 e possibilitou o retorno gradual às atividades presenciais nas fábricas e escritórios da empresa. O movimento de volta iniciou-se na produção, seguido das atividades administrativas, sendo que estas passaram a adotar o modelo híbrido – tele trabalho e presencial.
A partir deste mês de agosto outras medidas serão flexibilizadas nas fábricas, como a retirada dos acrílicos de proteção nos restaurantes. Porém, ainda será obrigatório o uso de máscara no ambulatório, no transporte fretado e nas salas de reunião. Além disso, os processos de higienização e conscientização de combate ao vírus continuam.
Ações de combate à COVID-19
Desde o início da pandemia, no início de 2020, a Mercedes-Benz tem desenvolvido ações para o combate e a conscientização contra a COVID-19 em suas unidades de produção e administrativas em todo o Brasil, buscando alternativas tanto para os cuidados com seus colaboradores, familiares, quanto com a sociedade em geral. Um momento muito importante foi o apoio da Empresa na produção e manutenção de respiradores.
Em abril de 2020, a construção de um ambulatório de campanha dentro da fábrica para tratamento específico de colaboradores com sintomas do vírus representou um marco nos cuidados com todos colaboradores. O local dispunha de leitos, exames para detecção da doença, além de contar com cerca de 10 profissionais da área médica dedicados ao atendimento.
Para informar adequadamente aos colaboradores sobre a retomada das atividades presenciais com segurança e confiabilidade, a Empresa preparou uma cartilha de prevenção e proteção seguindo as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministéiro da Saúde. O material reuniu orientações e dicas oficiais dos órgãos de saúde e foram distribuídas em seus escritórios pelo Brasil, fábricas de São Paulo e de Minas Gerais, no Banco Mercedes-Benz e Rede de Concessionários, além de informações específicas para o melhor atendimento aos fornecedores, visitantes e familiares.
Com o objetivo de ampliar o diagnóstico rápido da Covid-19, também em 2020, a Mercedes-Benz uniu-se à Associação Beneficente Ebenezer (CIES Global) na construção de uma Unidade Móvel de Tomografia puxada por um de seus modelos de caminhão, o extrapesado Actros.
Outra iniciativa no apoio à vacinação ocorreu em parceria com a Cruz Vermelha, quando a empresa doou dois ônibus que foram transformados em unidades móveis de saúde, ampliando o alcance da vacinação no território brasileiro, especialmente em locais remotos. Mais de 80 mil vacinas já foram aplicadas nestas unidades móveis.
E, para amparar famílias mais afetadas pela pandemia, foram organizadas campanhas de arrecadação de alimentos nas fábricas e unidades da empresa no Brasil. Esse movimento somou-se a outras iniciativas de empresas e da sociedade brasileira como um todo no enfretamento da fome.