Mercedes-Benz recebe a visita de autoridades argentinas em sua fábrica de São Bernardo
Delegação contou com a presença de Daniel Scioli, Embaixador da Argentina no Brasil; e Fernando Espinoza, prefeito de La Matanza
- Data: 01/06/2022 11:06
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: Mercedes-Benz
Luiz Carlos Moraes
Crédito:Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz do Brasil recebeu na terça-feira, 31 de maio, em sua fábrica São Bernardo do Campo (SP), a visita de autoridades argentinas. A delegação contou com a presença de Daniel Scioli, Embaixador da Argentina no Brasil; e Fernando Espinoza, prefeito de La Matanza, distrito da Província de Buenos Aires onde se localiza a unidade industrial da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus no país vizinho. O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, participou do encontro, reforçando a amizade entre as duas cidades. A delegação visitante, com cerca de 15 pessoas, contou também com a presença de Debora Giorgi, Secretária de Produção de La Matanza.
Achim Puchert, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, e Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, foram os anfitriões do encontro, que contou ainda com a presença de Luiz Carlos Moraes, Diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil; Sebastián Gysin, Diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina; e Tomás Cociancich, Especialista em Assuntos Públicos da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina.
A programação de atividades envolveu visita à linha de montagem de caminhões, que se destaca por conceitos da Indústria 4.0, e à área de Engenharia, onde foi apresentado ao grupo o eO500U, o primeiro chassi de ônibus elétrico da marca no Brasil, que chegará ao mercado no segundo semestre deste ano.
Os visitantes foram recepcionados no Espaço Mercedes, onde estavam expostos um caminhão extrapesado Actros, top de linha no Brasil, juntamente com um ônibus OF 1730, um veículo da Linha Sprinter e um automóvel premium da marca, destacando assim a diversidade de produtos do portfólio Mercedes-Benz no Brasil.
“É uma grande honra para nós receber a delegação argentina na Mercedes-Benz do Brasil, considerando que tecnologia e inovação estão no foco da visita”, diz Achim Puchert. “Nosso ônibus elétrico e nossa Fábrica 4.0 são exemplos dessa contribuição inovadora. Ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade para estreitar nossos laços de cooperação entre as importantes atividades da Mercedes-Benz do Brasil e da Argentina”.
100 encomendas do chassi elétrico eO500U já estão programadas para entrega ao mercado brasileiro
“O mercado brasileiro aguarda com grande expectativa pelo chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz a partir do segundo semestre”, ressalta Achim Puchert. “Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023, trazendo a solução da marca para a eletromobilidade aos nossos clientes”.
Com o eO500U, apresentado ao mercado em agosto de 2021, a Mercedes-Benz do Brasil dá mais um passo histórico em sua trajetória marcada por muitas conquistas para a Companhia, a indústria automobilística e o próprio País. Esse primeiro chassi de ônibus elétrico a bateria é um veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros. Além disso, foi amplamente testado na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler em ônibus elétricos.
“Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 65 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte. Agora, alinhado às demandas de clientes e da sociedade, acrescentamos a tecnologia elétrica às nossas soluções”, afirma Achim Puchert. “Assim, a operação brasileira se alinha à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG – Meio Ambiente, Ações Sociais e Governança Corporativa. “Esse é apenas o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil rumo ao mundo da eletromobilidade”.
Para que os benefícios tecnológicos aplicados à mobilidade urbana sejam agregados ao desenvolvimento social e econômico das cidades é imprescindível que o Brasil e a América Latina também preparem sua infraestrutura para a operação dos veículos elétricos. De sua parte, a Empresa destinou cerca de R$ 100 milhões ao projeto do eO500U, dentro do atual ciclo de investimentos que soma R$ 2,4 bilhões no Brasil, de 2018 a 2022.
Mercedes-Benz do Brasil é referência em Indústria 4.0
Tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas já estão presentes na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo. Isso consolida a Empresa como a mais avançada em tecnologia 4.0 na indústria brasileira do setor. Esse processo teve início com a Linha de Caminhões 4.0 em 2018, seguida pela Linha de Cabinas em 2019 e pela Linha de Ônibus em 2020. O próximo passo é tornar as linhas de agregados, como motores, câmbios e eixos, também 4.0, trazendo mais ganhos de eficiência e produtividade para a Empresa, acelerando o atendimento aos clientes da marca.
Os conceitos da Indústria 4.0 colocam a planta brasileira num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade e melhor ambiente de trabalho. Ela alcança, assim, um novo padrão mundial de qualidade e melhores práticas, estando totalmente preparada para o futuro e se tornando referência mundial. Esse processo iniciou uma nova era da interação entre homens e tecnologia. Os colaboradores estão no comando da Indústria 4.0.