São Bernardo vacina estudantes da rede municipal contra a Covid-19
Mais de 10 mil crianças de 6 a 11 anos serão imunizadas nas escolas, em esforço conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde para ampliar a cobertura vacinal do público infantil
- Data: 22/02/2022 16:02
- Alterado: 17/08/2023 08:08
- Autor: Vivian Rossi
- Fonte: PMSBC
Prefeitura de São Bernardo vacina estudantes da rede municipal contra a Covid-19
Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC
Em mais uma ação de contenção da disseminação do Coronavírus, a Prefeitura de São Bernardo iniciou, nesta terça-feira (22/02), a vacinação dos alunos de 6 a 11 anos da rede municipal contra a Covid-19. A ação acontece nas escolas, durante horário de aulas, por meio do deslocamento das equipes de saúde até as unidades. Durante o processo, mais de 10 mil crianças nesta faixa etária serão imunizadas, num esforço conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde para ampliar a cobertura vacinal do público infantil.
O prefeito Orlando Morando acompanhou o primeiro dia de vacinação na EMEB Nadia Aparecida Issa Pina, que contemplará as crianças tanto com a primeira quanto a segunda dose, desde que o termo de assentimento seja assinado pelos pais ou responsáveis e enviado à escola. Nesta primeira abordagem, 10.300 termos assinados já foram colhidos, sendo 8.730 para aplicação da segunda dose e 1.570 para a primeira. A expectativa é chegar a pelo menos 80% de cobertura vacinal com a primeira dose até o final da semana.
“Todo nosso empenho é para proteger as nossas crianças. Faço um apelo aos pais, que ainda não assinaram o documento, que ajudem nossa cidade a ficar livre deste vírus. Garanto que todo o processo está sendo feito de forma segura e humanizada. Criança feliz é criança vacinada”, declarou Morando.
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS – Secretária de Educação, Silvia Doninni reforça que para que as crianças sejam vacinadas na escola é obrigatório o envio do termo de assentimento assinado pelos pais ou responsáveis, assim como o CPF, o cartão de vacina com a 1ª dose contra a Covid-19 – para os que irão tomar a 2ª dose –, e a carteira de vacinação. “As equipes de Educação e Saúde estão trabalhando em conjunto na conferência dos documentos obrigatórios, especialmente da carteira de vacinação, já que a vacina da Covid-19 deve ser aplicada em crianças com intervalo de pelo menos 15 dias de qualquer outro imunizante”, alertou.
APLICAÇÃO DA 2ª DOSE DA CORONAVAC – A cidade iniciou, nesta segunda-feira (21/2), a aplicação da segunda dose da Coronavac nas crianças de 6 a 11 anos, que tenham tomado a primeira dose do imunizante há pelo menos 28 dias. No primeiro dia, 1.383 crianças desta faixa etária completaram o ciclo vacinal. De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, as duas doses são igualmente importantes. “Só depois da segunda dose o ciclo está completo e a vacina confere a imunidade prevista”, relatou. As doses também podem ser agendadas no site da Prefeitura ou no app São Bernardo na Palma da Mão para aplicação nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
BALANÇO – Até esta terça-feira, a cobertura vacinal da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos está em 72%. Ao todo, 54.144 doses foram aplicadas neste grupo desde o dia 14 de janeiro, quando foi iniciada a campanha de vacinação junto ao público infantil. No público maior de 18 anos, a cobertura vacinal é de 99,8%, considerando apenas a primeira dose ou a dose única, de 96% para segunda dose e dose única, e de 58% para a dose de reforço. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura é de 95% para primeira dose ou dose única e de 85% para a segunda dose.