São Bernardo inicia campanha de vacinação contra a raiva

Vacinação, em 2016, contra a raiva animal começa no dia 15 e vai até 17 de setembro. Campanha acontece de segunda a sábado e terá dezenas de pontos estratégicos da cidade

  • Data: 28/10/2014 17:10
  • Alterado: 28/10/2014 17:10
  • Autor: Helder Marques
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo inicia campanha de vacinação contra a raiva

Crédito:Ronaldo Lima

Você está em:

A Campanha de Vacinação contra a Raiva em cães e gatos será realizada em São Bernardo do Campo no período de 15 de agosto a 17 de setembro, diariamente, exceto aos domingos, em dezenas de pontos estratégicos da cidade, incluindo estacionamentos, praças públicas, pátios de igrejas e áreas livres de clubes e de associações de moradores, além da sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Rudge Ramos.

A Secretaria de Saúde pretende vacinar 52.363 cães e 13.908 gatos, meta baseada em levantamento feito pelo Instituto Pasteur a partir da média de animais vacinados nas últimas campanhas realizadas no município.

A cada dia a vacinação será feita em locais diferentes da cidade, no horário das 9h às 16h, sem interrupção na hora do almoço. Apenas quatro postos de vacinação funcionarão em horário diferenciado, das 9h às 13h. Haverá ainda vacinação antirrábica em três feiras noturnas, das 18h às 21h. No total, serão 60 postos de vacinação, mas os moradores de áreas mais distantes também poderão vacinar seus animais, porque equipes volantes vão percorrer os bairros com o apoio de um carro de som.

Veja a relação completa com os dias, horários e locais de vacinação no Portal da Prefeitura www.saobernardo.sp.gov.br/vacinaantirrabica16. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones 4365-3349 e 4367-330.

Não podem ser vacinados animais prenhes, menores de três meses de idade ou que estejam enfermos. A vacinação é exclusiva para cães e gatos. Não há necessidade de apresentação de documentos para a vacinação do animal. Entretanto, é preciso que o proprietário tenha mais de 18 anos e que o animal seja conduzido com guia e coleira e, dependendo do porte, com focinheira. O CCZ fornecerá comprovante de vacinação do animal.

A vacina protege contra o vírus da raiva, que caminha pelo sistema nervoso central até o cérebro, onde se aloja e se desenvolve, podendo levar à morte. Para sobreviver, o vírus necessita de um ser vivo (mamífero), que pode ser o cão, gato, cavalo, porco, boi, rato, morcegos e outros, além do homem.

PARA PREVENIR-SE CONTRA A RAIVA, É NECESSÁRIO:
– Vacinar cães e gatos anualmente contra a raiva.
– Evitar que seu cão ou gato frequente vias públicas desacompanhado para que não tenha contato com animais vadios ou doentes.
– Não se aproximar de cães, gatos ou outros animais feridos ou estranhos.
– Não perturbar cães, gatos ou outros animais quando estiverem dormindo.
– Não apartar briga entre esses animais; se possível jogue água.

EM CASO DE MORDEDURA:
– Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão.
– Não matar o animal agressor, mantenha-o apenas em local seguro. Caso não seja seu, procure identificar o proprietário.
– Procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber a medicação, ser orientado adequadamente quanto à doença e receber tratamentos antirrábico e antitetânico, se necessários.

Compartilhar:

  • Data: 28/10/2014 05:10
  • Alterado:28/10/2014 17:10
  • Autor: Helder Marques
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados