2ª edição do Open Pitch reúne mais de 300 pessoas com projetos inéditos da FEI
Sucesso na 1ª edição, iniciativa tem atraído a atenção de especialistas e empresários de companhias de grande porte para as novidades em desenvolvimento nas instituições de ensino superior
- Data: 31/08/2019 10:08
- Alterado: 31/08/2019 10:08
- Autor: Janaina Pereira
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:
Com avanço às ações que visem geração de renda, novos postos de trabalho e de negócios, a atual Administração, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem também beneficiado o campo da inovação em São Bernardo. Prova disso está no Open Pitch, evento que coloca formandos das faculdades em conversa direta com as empresas e investidores de toda a região. A 1ª edição, realizada no fim do primeiro semestre, destacou os trabalhos de grupos selecionados na Fatec – Faculdade de Tecnologia e, desta vez, a grande vitrine trouxe as novidades dos formandos da FEI – Faculdade de Engenharia Industrial. O público pôde tirar dúvidas e conferir de perto 11 projetos diferentes que, com soluções inéditas, poderão num futuro próximo beneficiar indústria e serviços de áreas como a construção civil, agropecuária, estética, robótica e automação, entre outros.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, trata-se de uma ação simples e prática, mas que pode trazer resultados bem mais efetivos. “O evento foi bem aceito pela classe empresarial em nossa cidade, tanto que executivos de grande porte têm vindo ao Open Pitch, de olho nas ideias, mas também nesses jovens profissionais”, citou.
“Nos últimos anos, temos implementado atividades que estimulem o empreendedorismo e a viabilidade comercial dos projetos, inclusive dos TCCs. Mas este evento consegue, de forma concreta, despertar a veia comercial de cada projeto, além de colocar todos os escolhidos em um ambiente real de negócios. É bem mais que uma feira ou encontro científico”, avaliou o professor e também coordenador da agência de Inovação da FEI, Vagner Bernal Barbeta.
Esta edição do evento contou com a participação de Marcelo Lima, vice-prefeito de São Bernardo e de um seleto grupo de avaliadores e potenciais investidores das ideias mostradas em breves apresentações. Entre os entusiastas da iniciativa, estava o também jurado da ocasião, Ricardo Gazmenga, diretor de Operações da BASF que reforçou a importância de iniciativas como essa. “Nos últimos anos, temos nos voltado para um olhar mais focado à produção científica, e também mais prática, existentes nas universidades, especialmente para nós que, no Grande ABC, estamos rodeados de importantes instituições de ensino superior. Atrações como essa agilizam esse nosso novo olhar e, claro, poderá contribuir grandemente para novos produtos ou soluções fabris”.
RESULTADOS
A primeira edição do Open Pitch já rendeu bons frutos, especialmente aos, agora profissionais do setor, César Teixeira, Eduardo Conceição, Lucas Caires e Vinícius Santos que, além de conquistarem o 1º lugar, durante a edição, se preparam para colocarem em larga escala a prótese do antebraço e mão, que é controlado pela mente, sendo acionado por circuito movido à bateria e que executa a maioria das funções necessárias aos usuários.
Desta vez, os jurados se mostraram bastante interessados em aplicativos voltados ao gerenciamento na construção civil e soluções em agropecuária, como a carroceria adaptada para a perda praticamente zero de grãos, durante o transporte. A solução logística se dá graças a um mecanismo interno, no qual o recipiente é revestido por uma malha bastante reforçada e acoplada ao sistema de “sanfona”, assim conseguindo ampliar a capacidade, com 100% de segurança, para caminhões de três eixos, por exemplo. Ao todo, a 2ª edição do Open Pitch contou com 11 projetos e mais de 20 jurados, atraindo mais de 300 pessoas ao Auditório do Ceitec – Centro de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, de São Bernardo. O Centro fica localizado avenida Getúlio Vargas, 1457, Baeta Neves. Acompanhe as próximas atrações da Secretaria e os eventos pelo site da Prefeitura: