1º Centro de Operações Integradas será entregue em 20 dias
Em vistoria realizada nas obras do novo equipamento, chefe do Executivo confirma data de entrega para 15 de outubro com a presença do governador João Doria
- Data: 26/09/2019 09:09
- Alterado: 26/09/2019 09:09
- Autor: Ricardo Cassin
- Fonte: PMD
Prefeito Orlando Morando oficializa prazo de 20 dias para entrega do 1º Centro de Operações Integradas de Segurança do Estado
Crédito:Ricardo Cassin
O 1º Centro de Operações Integradas de Segurança do Estado, com sede em São Bernardo, teve sua data de entrega oficializada pelo prefeito Orlando Morando: 15 de outubro, com a presença do governador João Doria. O chefe do Executivo deu início a contagem regressiva de 20 dias em vistoria, realizada na tarde desta quarta-feira (25/09), acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, dos secretários coronel Carlos Alberto dos Santos (Segurança Urbana) e Luciano Eber (Obras e Planejamento Estratégico), além de vereadores da base aliada.
Localizado no Centro da cidade, em prédio de 1.900 m² localizado na Avenida Redenção, o COI de São Bernardo abrigará as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil. Ao todo, o local abrigará cerca de 400 agentes de Segurança.
“Com a entrega do 1º COI do Estado consolidamos um novo modelo de integração de forças policiais em um só espaço. Trata-se de um desejo antigo dos governantes e que será consolidado pela gestão do governador João Doria. A Prefeitura de São Bernardo entregará um moderno equipamento de segurança 100% concluído para atender tanto a nossa cidade como os demais municípios do ABC”, disse.
Para o chefe do Executivo, tanto a excelente localização do prédio – a menos de 1 Km da Rodovia Anchieta, que facilita a conexão com as outras cidades –, quanto o bom prédio contribuiu para que São Bernardo fosse sede do inovador equipamento de segurança. “O Governo do Estado não colocou um centavo nas obras deste espaço. Tudo está sendo feito com recursos municipais e da iniciativa privada. A partir do dia 15/10, ele será transferido ao Governo do Estado, que será responsável pela sua manutenção”, complementou.
MONITORAMENTO – Nas dependências do COI, agentes da Polícia Militar e Civil poderão ter acesso em tempo real às 400 câmeras de monitoramento espalhadas por São Bernardo, além das 273 câmeras com a tecnologia do Detecta. O espaço, que recebeu investimento de R$ 2 milhões da iniciativa privada e da Administração Municipal para sua reforma, contará ainda com acomodações e refeitório para atender cerca de 270 agentes do Baep, primeira tropa com padrão ‘Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar)’ de policiamento no Grande ABC.
INTEGRAÇÃO – Localizada no Centro de São Bernardo, o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) também prestará suporte para agentes alocados no COI. “Nossos profissionais da GCM abrigados no CIM trabalharão de maneira conjunta com os agentes da Polícia Civil e Militar”, disse o secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos.