1ª mostra de arte acessível e interativa para PcD acontece em São Bernardo
A mostra pode ser visitada até 21 de janeiro e todas as obras possuem audiodescrição
- Data: 12/01/2022 09:01
- Alterado: 12/01/2022 09:01
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
Pela primeira vez, São Bernardo do Campo recebe uma mostra de arte totalmente acessível para pessoas com deficiência. O projeto Semente que Sente, um Cultivo as Diferenças é a exposição de uma instalação sensorial, interativa e inclusiva, que através das fases de uma planta busca a reflexão do público sobre a diversidade e o aspecto único de cada ser vivente.
Realizado de forma coletiva por quatro multiartistas do Grande ABC, a instalação terá quatro ambientes: semear, germinar, florescer e morrer. As quatro artistas responsáveis pelas obras que compõem a exposição são Andreia Maressa, Maria Paula, Mariana Sancar e Mel Zabunov.
As artistas optaram por trabalhar com diferentes técnicas de pintura, colagem, dobradura, escultura com materiais recicláveis, fotografia e principalmente técnicas mescladas para proporcionar diferentes tipos de estímulo dos sentidos, para além da visão.
“É um impulso à reflexão do quanto nos disponibilizamos a olhar os recortes da vida em outras perspectivas, assim como pensar sobre os ciclos de todo ser vivente a partir da trajetória de uma planta”, afirma Mariana Sancar, idealizadora do projeto.
Atualmente, São Bernardo do Campo tem mais de 158 mil habitantes com deficiência visual. A exposição sensorial Semente que Sente, um Cultivo as Diferenças tem início no dia 17 de janeiro, das 10h às 16h30, na Biblioteca Malba Tahan, Rua Helena Jacquey, 208.
A mostra pode ser visitada até 21 de janeiro e todas as obras possuem audiodescrição. A entrada é franca e a visitação é monitorada, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. É recomendado levar aparelho celular com leitura de QRCode e fones de ouvido próprios.
A programação completa também pode ser conferida pelo Instagram oficial da exposição.
Semente que Sente, um Cultivo as Diferenças
Quando: 17 a 21 de janeiro
10h às 16h30
Onde: Biblioteca Malba Tahan
Rua Helena Jacquey, 208
Rudge Ramos – São Bernardo do Campo
Entrada Franca