Via Streaming – Dica da Semana: “12 Anos de Escravidão”
Com Chiweter Ejiofor, Lupita Nyong'o, Benedict Cumberbatch, Sarah Paulson e Brad Pitt no elenco, o longa retrata os horrores da escravidão
- Data: 11/05/2022 08:05
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
No dia 13 de maio de 2022, completam-se 124 anos desde a assinatura da Lei Áurea no Brasil, que decretou o fim da escravidão país depois de mais de 400 anos de exploração incessante. Apesar de ter um grande valor histórico, hoje em dia a data é vista de outra maneira, com muitos questionando a construção da imagem de libertadora que foi atribuída à Princesa Isabel e buscando valorizar o papel do movimento negro e abolicionista brasileiro. Sendo assim, no mundo todo, o foco das produções artísticas que abordam o assunto também foi mudando ao longo dos anos, tendo em vista que a escravidão é uma pauta comum a todos os países.
Um filme muito bom para quem se interessa pelo assunto e quer conhecer mais é “12 Anos de Escravidão”, uma produção americana com a qual é possível traçar diversos paralelos, apesar de retratar a realidade dos escravos norte-americana. O longa – que é baseado em fatos reais e busca retratá-los da forma mais verossímil possível – está disponível na plataforma da Star+ e recebeu, dentre outros prêmios e indicações diversas, o Oscar de Melhor Filme e de Melhor Atriz Coadjuvante em 2014, sendo uma das produções mais vitoriosas nas premiações que foram realizadas ao longo deste ano.
A trama ambientada em 1841 conta a história de Solomon Northup, um escravo liberto que vivia no norte dos Estados Unidos e era casado, pai de duas filhas. Um dia, ao ser convidado para realizar uma apresentação em outra cidade – pois era violinista –, o protagonista é drogado, sequestrado e vendido como escravo para uma fazenda no Sul, onde, no meio da Guerra Civil, a mão de obra escrava ainda era predominante. Assim, o filme irá acompanhar a dura trajetória de Solomon que, ao longo de 12 anos como escravo, busca sobreviver e reconquistar sua liberdade.