Seminário sobre Segurança Veicular acontece em São Bernardo
“Segurança Veicular Brasil-Suécia” objetiva constituir na cidade um Laboratório de Segurança Veicular “Crash Test”; Brasil e Suécia discutem segurança veicular na próxima sexta-feira
- Data: 08/10/2013 16:10
- Alterado: 08/10/2013 16:10
- Autor: Redação
- Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Crédito:
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e o Instituto Mauá de Tecnologia, promovem nesta sexta-feira, dia 18, o seminário “Segurança Veicular Brasil-Suécia”. O evento reunirá especialistas do assunto dos dois países para discussão dos avanços nessa área, considerada de grande importância social e econômica para qualquer grande cidade do mundo. Só no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito matam mais de 40 mil pessoas por ano e geram um custo de cerca de R$ 190 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS) em atendimentos. Só em 2010, foram 145 mil internações em hospitais da rede pública por conta desse tipo de acidente.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Rafael Marques, ressalta que, para a indústria automotiva brasileira, produzir carros mais seguros, além de ajudar a reverter esse quadro, é também condição fundamental para competir no mercado externo. “A partir do ano que vem, o Brasil adotará uma nova legislação para tornar os carros mais seguros, com obrigatoriedade de airbags e uso do sistema de freios ABS, por exemplo. As novas normas estão cada vez mais próximas das exigências internacionais e se conseguirmos alcançar os padrões dos EUA e da Europa estaremos abrindo mais uma porta para a nossa produção”, defende Marques.
Para isso, alerta o dirigente, a indústria terá de se preparar, e a realização do Seminário faz parte deste esforço. “Produzir carros mais seguros é um desafio para o qual é preciso se preparar. Será importante, por exemplo, que o Brasil possa testar esses veículos aqui. Defendemos que o país tenha o seu Laboratório de Segurança Veicular, de ‘Crash Test’, e vamos unir esforços para que ele seja sediado aqui na região. Vamos discutir isso também no Seminário”, destaca.
Marques lembra também que este é o momento de aproveitar o novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, que contempla investimentos para a adequação da indústria automotiva às normas de seguran-ça veicular. “O Inovar-Auto dá condições para que a indústria automotiva brasileira desenvolva produtos inovadores, com elevado conteúdo tecnológico e aptos à competição internacional. Já demos o primeiro passo para construir o laboratório de testes automotivos e queremos continuar caminhando para incentivar o desenvolvimento e a pesquisa no setor”, reforça.
O Seminário “Segurança Veicular Brasil-Suécia” acontece das 9h às 13h e contará com a presença do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, na abertura. A programação completa e as informações sobre a inscrição estão no site www.eventioz.com.br/segurancaveicular. A iniciativa conta também com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Centro de Inovação Sueco-Brasileiro, o Cisb.
O Seminário “Segurança Veicular Brasil-Suécia”
Data: 18 de outubro de 2013
Horário: das 09h às 13h
Local: Paço Municipal de São Bernardo do Campo- Teatro Cacilda Becker
Informações: 4348-1051 – [email protected]
Inscrições: de 16/09 a 17/10 – Somente via internet: www.eventioz.com.br/segurancaveicular
Este evento é gratuito. Vagas limitadas