São Bernardo registra quase 35 mil sugestões para o Orçamento de 2024
Criado em 2017 para planejar a cidade, Programa Governar com Você norteia políticas públicas em áreas como saúde, educação, cultura e mobilidade urbana
- Data: 15/03/2023 17:03
- Alterado: 15/03/2023 17:03
- Autor: Natália Fernandes
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:Marcel Uyeta/PMSBC
A 7ª edição do Programa Governar com Você, criado para colher sugestões de investimentos para melhorar ainda mais São Bernardo, registrou quase 35 mil sugestões de munícipes para a gestão do Orçamento Municipal de 2024. No período entre 23 de janeiro e 8 de março de 2023, a consulta eletrônica mostrou que as principais prioridades dos moradores estão relacionadas à manutenção do patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de proximidade com a comunidade, manutenção da fila zero no atendimento da demanda por vagas nas creches e avanço na consolidação dos programas e ações de qualificação profissional.
O Programa Governar com Você, coordenado pela Secretaria de Finanças, foi criado em 2017 e, desde então, já acolheu quase 222 mil votos de munícipes. “Essa é uma ação moderna e prática criada pela nossa gestão para ouvir a população e planejar São Bernardo. Nossa cidade está em constante transformação e isso é fruto desse processo democrático de participação dos munícipes na gestão dos recursos municipais. Após o encerramento de cada votação, os dados são compilados e encaminhados para as secretarias municipais”, ressalta o prefeito Orlando Morando.
Entre os temas mais elencados como prioritários pela população de São Bernardo, destaque para a Segurança Pública, área que a Prefeitura vem investindo fortemente nos últimos anos. O atual governo renovou a frota da corporação, adquiriu novo armamento e reajustou os salários dos guardas, ações que se somam às políticas públicas permanentes de segurança, como o Programa Noite Tranquila, que vem combatendo festas clandestinas e a perturbação do sossego público.
Outra área em que a população demonstrou interesse de manutenção de investimentos é a Educação. Neste caso, além do fim da fila de espera por vagas em creche (que era de 4.500 crianças em 2017), a Prefeitura instituiu a entrega de uniforme e material escolar antes do início das aulas, elaboração de novo cardápio escolar com merenda nutritiva e entrega de cardápio impresso aos pais mensalmente, ampliação do Programa Educar Mais, que oferece ensino em tempo integral a 13 mil estudantes, entre outras.